Moses Rodrigues é cogitado para o Senado em 2026 com apoio da base do Governador Elmano

O nome do deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) passou a ser ventilado como possível candidato ao Senado Federal em 2026, compondo a chapa majoritária da base do governador Elmano de Freitas (PT). Segundo apuração do Focus Poder, Moses foi formalmente convidado a integrar o grupo governista, com a oferta de uma das duas vagas ao Senado como atrativo.

A articulação ocorre após o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciar que irá se filiar ao União Brasil, lançando-se como pré-candidato ao Governo do Ceará. O movimento do governo visa conter a formação de uma aliança de centro-direita em torno de RC, tentando atrair lideranças como os Rodrigues para enfraquecer a oposição e isolar o ex-prefeito.

Em entrevista, o governador Elmano confirmou os diálogos:
“Já tivemos conversas com o União Brasil. Sabemos que o partido tem uma divisão, tem parlamentares e lideranças que são da oposição e outros que são da base,” afirmou.

No entanto, essa aproximação esbarra em uma posição firme da executiva nacional. O presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, disse nesta terça-feira (17) que conversou com o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, que foi taxativo:

  • O União Brasil não fará aliança com o PT, nem no Ceará nem em qualquer outro estado;
  • O partido seguirá na oposição ao governo Elmano;
  • A vinda de Rueda ao Ceará não acontecerá este mês, pois ele está em viagem internacional.

Moses Rodrigues, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre as novas especulações envolvendo seu nome para o Senado. Em entrevista recente ao portal Sobral Online, o deputado afirmou que está focado em sua reeleição para a Câmara Federal e não comentou sobre eventual mudança de planos.

Com posições divergentes entre lideranças locais e nacionais, o cenário segue indefinido. A possível candidatura de Moses ao Senado, por enquanto, permanece como especulação nos bastidores, enquanto as articulações para 2026 continuam ganhando força nos bastidores da política cearense.