Nos últimos três meses, 100 indivíduos monitorados através de tornozeleira eletrônica foram recapturados no Ceará. O número foi alcançado durante a última quinta-feira, 19, quando o centésimo alvo foi localizado em Sobral, município a 233 quilômetros(km) de Fortaleza.
Segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), 45% dos presos recapturados haviam sido condenados por crimes de roubo. Além deste, as sentenças mais recorrentes foram tráfico, com 18%, e homicídio, praticado por 9% dos alvos.
As prisões fazem parte da operação Braço Longo da Lei, que reúne membros da Polícia Penal do Ceará e outras forças de segurança no monitoramento e busca dos detentos em liberdade condicional. Ao todo, 600 agentes penais participaram das ações de fiscalização e cumprimento de mandados em 52 municípios cearenses.
Desde o início da mobilização, mais de 1.200 relatórios individuais foram enviados ao Poder Judiciário, com detalhes sobre cada pessoa monitorada. De acordo com a Sap, a operação visa contribuir para a redução da criminalidade e fortalecer a segurança pública nas cidades cearenses.
Veja motivos da prisão das pessoas recpaturadas:
- Roubo – 45%
- Tráfico – 18%
- Homicídio – 9%
- Violência sexual – 7%
- Violência doméstica – 5%
- Porte ilegal de arma – 4%
- Lesão corporal – 3%
- Organização criminosa – 3%
- Prisão civil – 2%
- Estelionato – 2%
- Pornografia infantil – 1%
- Desacato – 1%
Fonte: Opovo