Novenário de São Francisco começa nesta terça-feira, 24 de setembro

Nos dias 24 de setembro à 04 de outubro acontece o Novenário do Seráfico Pai São Francisco. O tema central é “Com São Francisco: Batizados e Enviados em Missão”. O povo nordestino, em sua maioria, é calorosamente devoto a São Francisco. Em Sobral, é esperado milhares de pessoas, vindo dos bairros e cidade vizinha, sendo um dos maiores festejos da cidade.

Frei Glauber Barros, que assumiu a reitoria do Santuário de Sobral, nesse ano, explica que a devoção dos fiéis a São Francisco é, principalmente, por conta de suas missões Franciscana, que já existe no Nordeste há muito tempo e, lembra que, Dom José Tupinambá da Frota era terceiro Franciscano.

Segundo Frei Glauber, o festejo reúne uma quantidade expressiva de pessoas, pela humildade e simplicidade do Santo, gerando uma identificação com o povo sofrido da região. “A devoção Franciscana, a devoção a São Francisco, ela já faz parte da nossa vida, por Canindé ser muito próximo. Nossos pais vão passando para cada um de nós essa tradição” explica.

Nesse ano de 2019 completa 60 anos de presença Franciscana em Sobral. Um dos desejos de Dom José era que os Frades Capuchinhos morassem em Sobral. Então, foi construída uma capela, logo depois, o Monsenhor da época com toda família Franciscana secular, construiu o santuário que possibilitou o convite oficial. Dom José escreveu várias cartas para os superiores italianos, e depois de muito tempo teve uma resposta positiva, abrindo uma fraternidade em Sobral. Desde 1959 os Capuchinhos estão em Sobral, divulgando a devoção e planejando todos os anos, com muito zelo, a celebração à São Francisco.

Na programação, missas, novenas e pregações, com a expectativa de receber um público que vai além da Igreja, lotando toda a praça de São Francisco. “É uma alegria, parece que é outra atmosfera, a gente ver a fé do povo simples, a fé verdadeira que brota do coração. O romeiro que chega é uma fé tão grande que fala com o Santo como se ele tivesse escutando e realmente está” declara o Frei, destacando a beleza da simplicidade das pessoas.

Fonte: Correio da Semana

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta