Novo coronavírus é identificado em morcegos no Brasil com semelhança ao vírus da Covid-19

Cientistas identificaram um novo tipo de coronavírus em morcegos no Brasil com características semelhantes ao vírus responsável pela Covid-19. A descoberta, considerada preliminar, foi divulgada em 27 de outubro na plataforma científica bioRxiv, e ainda não passou pelo processo de revisão por pares — etapa essencial para validar oficialmente os resultados.

O estudo foi conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores do Japão, do Brasil e de outros países. O novo vírus, batizado provisoriamente de BRZ batCoV, foi encontrado em um morcego da espécie Pteronotus parnellii, capturado no município de Riachão, no Maranhão.

De acordo com os cientistas, a análise do genoma revelou que o BRZ batCoV apresenta semelhanças genéticas com o Sars-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19, e com o Mers-CoV, responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

Apesar das semelhanças, os pesquisadores reforçam que não há indícios de que o novo vírus possa infectar humanos. A descoberta, no entanto, é considerada importante para o monitoramento e prevenção de futuras zoonoses — doenças que podem ser transmitidas de animais para pessoas.

Os especialistas destacam que estudos como este ajudam a compreender melhor a diversidade de coronavírus circulantes em espécies silvestres e a importância da vigilância genômica para evitar novos surtos de doenças respiratórias em humanos.

“Essas pesquisas são fundamentais para antecipar riscos e entender como esses vírus evoluem na natureza”, afirmam os autores do estudo.