Oito cidades do Ceará estão em situação de emergência por conta das chuvas

Antonina do Norte, no Centro- Sul, integrou lista nesta semana após fortes chuvas.

Subiu para oito o número de municípios em emergência por conta das fortes chuvas registradas no Ceará nos últimos dias. As cidades são as seguintes:

Guaramiranga (Maciço de Baturité)
Itapipoca (Região Norte)
Missão Velha (Região do Cariri)
Aratuba (Maciço de Baturité)
Uruburetama (Região Norte)
Altaneira (Região do Cariri)
Antonina do Norte (Região Centro-Sul)
Itapajé (Região Norte)

As precipitações causaram três mortes em Aratuba, além de diversas pessoas removidas das próprias casas localizadas em áreas de risco nos municípios.

Um dos municípios que integraram a lista foi Antonina do Norte, no Centro-Sul. Segundo o capitão Davi Teixeira, da Defesa Civil do Estado, na cidade há barramentos rompidos, o que ocasionou alagamentos na sede.

“Em Antonina do Norte, as chuvas da semana passada provocaram alguns transtornos urbanos. Dentro do núcleo urbano existem barramentos de água e eles se romperam ocasionando alagamentos na sede do município.”
Em Uruburetama, na Região Norte, uma comunidade é assistida por ajuda que chega de helicóptero, já que as vias para o lugar estão interrompidas.

“O município de Uruburetama possui uma comunidade chamada de Pau Alto e ela está isolada. Hoje [terça-feira] está sendo empregado apoio aéreo por uma aeronave da Ciopaer levar mantimentos e poder ampliar essa atuação do estado para essas pessoas.”
Já em Aratuba, a comunidade que houve o deslizamento que provocou três mortes, as famílias são assistidas pelo aluguel social.

“Em Aratuba, na comunidade onde nós registramos esse deslizamento e as ocorrências fatais, essa comunidade toda foi isolada e as pessoas são assistidas pela prefeitura com aluguel social.”

Fonte: G1