Onça-parda é flagrada por câmera de monitoramento em Parque Nacional de Ubajara

Imagens, capturadas pelo projeto CapCult da ONG Neoprego, fazem parte da pesquisa de doutorado da pesquisadora Tati Valença.

Uma onça-parda foi flagrada por uma câmera de monitoramento que acompanhava o comportamento de macacos-prego no Parque Nacional de Ubajara, no interior do Ceará. As imagens, capturadas pelo projeto CapCult da ONG Neoprego, fazem parte da pesquisa de doutorado da pesquisadora Tati Valença.

Localizado a cerca de 324 km de Fortaleza, o Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, abrangendo os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. O parque é conhecido por abrigar dois ecossistemas distintos, a mata úmida e a mata seca, que coexistem em proximidade.

Embora as imagens tenham sido registradas em 2022, elas foram divulgadas apenas no início de setembro deste ano, gerando grande repercussão nas redes sociais e preocupando frequentadores do parque.

Segundo a ONG, uma das principais questões da pesquisa é entender se a percepção do risco de predação influencia o comportamento dos macacos-prego. Para isso, a pesquisa não apenas monitora as populações de macacos, mas também observa a presença e a atividade de predadores, como a onça-parda, em áreas onde ocorrem quebras de cocos.

Onça-Parda

A onça-parda (Puma concolor), também conhecida como puma, suçuarana ou leão-baio, é um dos maiores felinos das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada. Embora frequentemente associada a florestas, a onça-parda é altamente adaptável e pode ser encontrada em diversos habitats, incluindo montanhas, florestas tropicais, savanas e até áreas semi-desérticas.

Fonte: GC Mais

Fonte: GC Mais