Onde os brasileiros estão gastando seu tempo online em 2022?

Saiba como encontrar os brasileiros no mundo digital, neste artigo que analisa as preferências entre os brasileiros que gostam de navegar pelos ‘’mares’’ da internet.

Essa é uma das principais perguntas que empresas e agências de publicidade costumam fazer em suas reuniões semanais. Em busca do dinheiro dos brasileiros, as empresas investem em pesquisas para descobrir como se comunicar melhor com seus consumidores. A primeira forma de entrar em contato com o consumidor, entretanto, é descobrindo quais espaços ele ‘’habita’’ diariamente.

Antigamente, esses espaços eram físicos. As pessoas passavam boa parte do tempo andando pelas ruas das cidades. Se uma empresa quisesse encontrar seus consumidores, podia visitar uma universidade, shopping, lojas de carro, restaurantes… As empresas faziam ações pontuais nesses locais, e acabavam atingindo o seu público-alvo.

Além disso, as pessoas costumavam se informar através da televisão. Dessa forma, bastava que as grandes empresas fizessem uma intervenção nos intervalos entre os jornais e as novelas, para chegar ao seu público-alvo. Entretanto, com a popularização da internet, e a democratização do acesso aos celulares nos últimos anos, os espaços de convívio migraram para o mundo virtual.

Um exemplo dessa mudança é o sucesso dos cassinos online no onlinecassino.net.br, com cada vez mais brasileiros cadastrados. Por isso, se a sua empresa quer fazer a publicidade de um produto no meio digital, e não sabe por onde começar, separamos algumas dicas dos melhores espaços online para encontrar os brasileiros em 2022. Em nossas pesquisas, consultamos relatórios de grandes agências, e descobrimos que os brasileiros estão mudando a forma como consomem e se divertem.

Redes sociais
Estima-se que, apenas no Brasil, cerca de 171 milhões de pessoas usam as redes sociais. É um número extremamente alto, principalmente considerando o número de brasileiros no país, cerca de 220 milhões de pessoas. Nada menos que 80% da população brasileira está nas redes sociais, e qualquer empresa que tenha como objetivo encontrar seus clientes, precisa frequentar as mesmas redes sociais de seu público.

WhatsApp

O WhatsApp é uma das redes sociais favoritas dos brasileiros. Apesar de muitos acharem que o WhatsApp é apenas um app de troca de mensagens, a verdade é que hoje em dia o aplicativo é muito mais do que isso.

Com milhares de grupos, WhatsApp de empresas, conexão com outras redes sociais como o Facebook e Instagram, o WhatsApp é um espaço digital adequado para empresas que buscam se comunicar de forma mais próxima com os clientes.

Facebook
Da mesma empresa que detém o WhatsApp, o Facebook, no Brasil, é um espaço muito utilizado por pessoas mais velhas. As páginas e grupos facilitam o processo de busca pelo público-alvo, e as novas ferramentas de buscas do Facebook permitem que os usuários encontrem informações de empresas de forma facilitada, seja para comprar um produto ou contratar um serviço.

TikTok
Outra rede social de extremo sucesso no Brasil, o TikTok é uma excelente ferramenta para descobrir novas tendências e o que o público mais jovem está buscando. Por ser uma rede social que nasceu a partir da mecânica de vídeo, é um espaço cheio de potencialidades para empresas que buscam um público antenado e jovem.

Instagram, Twitter e LinkedIn
Outras redes sociais de muito sucesso no Brasil, Instagram, Twitter e LinkedIn são ótimas ferramentas para descobrir um novo público para o seu negócio. Cada uma destas redes tem suas particularidades, e descobrir como e onde pretende se comunicar com o seu público-alvo vai ajudá-lo a decidir qual dessas redes sociais deve ser usada para melhorar o contato da sua empresa com seus clientes.

Jogos online
Além das redes sociais, os brasileiros estão cada vez mais dedicando seu tempo de lazer para jogar jogos online. Independente da idade, os jogos para celular fazem um enorme sucesso no país. Basta um olhar rápido pela lista dos aplicativos mais baixados das lojas oficiais da Google e Apple para entender o movimento de sucesso dos jogos online.

Outros tipos de jogos também têm conquistado os brasileiros, como os jogos de cassino e casas de apostas. Isso porque, além de serem jogos divertidos, também oferecem a possibilidade do apostador ganhar dinheiro ao fazer palpites e apostas certeiras. Eles são uma ótima fonte de diversão, mas também podem acabar se tornando uma fonte de renda para quem costuma apostar com frequência, e de forma profissional.

Por isso, cada vez mais empresas estão patrocinando campeonatos e torneios de jogos online, como forma de se aproximarem ainda mais de seu público-alvo. A internet é o futuro, e as empresas que se destacarem no mercado digital agora, terão mais força para crescer e se desenvolver.