Operação antidesmonte afasta prefeito e dois secretários de Martinópole

Operação antidesmonte provocou afastamento de prefeito de Martinópole (Foto: Reprodução/Facebook)
Operação antidesmonte provocou afastamento de prefeito de Martinópole (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Martinópole, James Bel (PMDB), e mais dois secretários da gestão foram afastados dos cargos nesta quinta-feira, 15. A ação integra Operação Antidesmonte deflagrada em parceria entre Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Em vistoria do TCM ao município em novembro, foram constatadas diversas irregularidades, como fornecimento irregular de combustíveis e superfaturamento de reformas em escolas municipais. Em resposta, a promotoria do MP em Martinópole entrou com ação contra o prefeito e os secretários de Finanças e de Educação do Município.

Segundo a investigação, veículos da Prefeitura eram abastecidos em um posto de combustível local sem realização de licitação ou qualquer controle de quilometragem. Além disso, a comissão do TCM apontou que contrato de R$ 518,7 mil para reforma de uma escola local continha diversos serviços previstos que não foram executados.

Desmonte

Desde o ano passado, TCM e MP-CE realizam parceria para coibir prática de “desmonte” em Prefeituras do interior. Nos casos, gestores que perderam eleição neste ano são acusados de “desmontarem” a capacidade administrativa da gestão, até como forma de sabotar a gestão de seus sucessores. Candidato à reeleição, James Bel foi derrotado em outubro.

“A constatação mais grave foi verificada na escola Vicente Arruda, onde a obra teria começado na noite anterior, muito provavelmente motivada pela chegada da fiscalização”, diz o promotor de Justiça Rodrigo Coelho, autor da ação. O pedido de afastamento foi deferido Fábio Medeiros Falcão, da comarca de Martinópole.

Com Informações de Carlos Mazza

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta