‘Operação Triunfo’: Receita apreendeu celulares, eletrônicos e roupas em 19 lojas de Sobral; entenda

Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho, a Receita Federal do Brasil deflagrou, em Sobral (CE), a Operação Triunfo, com foco no combate à comercialização de produtos falsificados, contrabandeados, sem certificação da Anatel ou introduzidos ilegalmente no país (descaminho).

A ação aconteceu no centro de Sobral e em áreas próximas, tendo como referência simbólica o Arco do Triunfo, ponto turístico da cidade. A operação contou com 60 servidores da Receita Federal, 60 policiais militares do Ceará (grupamentos Raio e BEPI), cinco servidores da Anatel, além de advogados representantes de marcas, que acompanharam as diligências.

Ao todo, 19 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, previamente identificados a partir de investigação da Receita e denúncias feitas por escritórios de advocacia. Entre os produtos apreendidos estão celulares, videogames, roupas, calçados, brinquedos, caixas de som e acessórios para celular.

Segundo a Receita, os itens estavam em desacordo com a legislação, por serem falsificados, contrabandeados ou por não possuírem a certificação da Anatel — no caso de equipamentos de telecomunicação.

O órgão ressaltou que o comércio de produtos falsificados prejudica o mercado formal, estimula a concorrência desleal e oferece riscos ao consumidor. Os volumes e valores apreendidos ainda serão contabilizados e divulgados após a triagem.

A Receita reforçou seu compromisso no combate à pirataria, descaminho e demais crimes que afetam a economia e a segurança da população.