PAC Cidades Históricas | Praças Senador Figueira e Samuel Ponte são reinauguradas em Sobral

Exibindo IMG_1788.JPGA população sobralense recebeu, nesta quarta-feira (28), as praças Senador Figueira e Samuel Ponte, que foram requalificadas como parte do PAC das Cidades Históricas. A solenidade teve início na Praça Senador Figueira, com o descerramento da placa de inauguração, e a comitiva seguiu a pé para a Praça Samuel Pontes, onde foram realizadas apresentações de grupos de dança e firmado o compromisso verde, na qual uma empresa sobralense será a responsável pela conservação da Praça.
A vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou a importância da parceria com o Iphan “para qualificar e valorizar o patrimônio da nossa cidade que é tão bonito e preserva a nossa memória. Esse é um exemplo da boa política, que dá conta dos diversos tipos de necessidades da cidade, como a valorização de espaços de convivência. O Veveu está fechando seu mandato com chave de ouro com esses equipamentos importantes que vem entregando à população. É uma alegria ver esse espaço tão bonito, preservando o nome do seu Samuel e oferecendo para as pessoas outras possibilidades de convivência para as famílias”, disse a vice-governadora emocionada, ao recordar a sua infância na casa onde foi criada, localizada na Praça Samuel Ponte.
Foram investidos mais de R$1,5 milhão na requalificação das duas praças, que são as primeiras obras entregues no município dentro do PAC das Cidades Históricas, que visa conservar imóveis tombados, promovendo o patrimônio cultural e o desenvolvimento econômico e social. Ao todo, 14 projetos do Município foram aprovados no PAC Cidades Históricas, somando mais de R$ 17,6 milhões, que serão aplicados no restauro de prédios como o Museu Dom José, Museu MADI, Museu do Eclipse, Igreja e Praça do Menino Deus e Igreja das Dores, entre outros. A sinalização turística na área tombada do município já foi concluída.
Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, “nosso principal patrimônio são as pessoas e que bom que as pessoas estão todas reunidas usufruindo dos espaços públicos e que bom que a gente tem um prefeito com sensibilidade para reabilitar esses espaços públicos porque é no espaço público que temos qualidade de vida. As duas praças são belíssimas e que coisa maravilhosa é ter vocês hoje usufruindo dessas praças. O Iphan vai completar este ano 80 anos protegendo o patrimônio cultural da nação e ajudando a formar a identidade cultural do povo brasileiro”.
SOBRAL NOVO CENTRO
As obras também compõem o Projeto Sobral Novo Centro, idealizado pelo prefeito Veveu quando ainda secretário de Cultura do Município, é o maior projeto de requalificação de Centro Histórico em execução no Brasil, abrangendo a área tombada pelo Iphan. Já foi concluída a primeira etapa do projeto com a troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados, a padronização e retificação das calçadas e a internalização da rede elétrica e lógica. Também já foram concluídas e entregues a requalificação das Praças do Patrocínio, do Bosque, do Amor e da Várzea, além da sinalização turística.