Paciente idoso recebe alta e é deixado por hospital em campo de futebol com acesso no braço, em Caucaia
A Secretaria de Saúde de Caucaia informou que está investigando o caso e afirmou que os servidores envolvidos no episódio foram afastados.
Um paciente em situação de vulnerabilidade social que enfrentou um quadro de pneumonia recebeu alta e foi deixado pelo Hospital Municipal Abelardo Gadelha, de Caucaia, às margens de um campo de futebol de uma comunidade.
A unidade de saúde disse que ele foi transportado “até o local onde vive”, mas reconhece que, pela situação vulnerável, ele não poderia ter saído do hospital nestas condições. O caso ocorreu nesta quarta-feira (3). O paciente estava internado para tratar o problema respiratório e, após o tratamento, a equipe médica deu alta ao homem. Ele foi levado para uma localidade conhecida como Comunidade da Cigana, onde supostamente ele vive. Ele ficou debaixo de uma árvore, deitado em um colchão, ainda com roupa hospitalar e o acesso venoso no braço. Moradores da região viram a situação e passaram a denunciar o caso nas redes sociais.
Logo depois, o hospital se manifestou e reconduziu o homem de volta para a unidade de saúde, onde ele está em”regime de internação social”, isto é, acolhido no hospital por causa da vulnerabilidade social e não por um quadro clínico.
A Secretaria de Saúde de Caucaia informa que está investigando o caso e afirmou que os servidores do hospital Abelardo Gadelha envolvidos no episódio foram afastados. O diretor do hospital, Rian Fontenele, afirmou que a unidade de saúde está procurando um local onde o homem possa ficar.
A Prefeitura de Caucaia afirmou que Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) foi acionada para garantir o suporte de assistência social ao homem, “garantindo não apenas a estabilidade clínica, mas também condições seguras e protocolares dignas para pacientes e seus familiares”.
Fonte: G1