Padre dá benção em formato ‘drive thru’ para evitar aglomeração em festa do Senhor do Bonfim no interior do Ceará

A pandemia do novo coronavírus afetou a tradicional festa religiosa do Senhor do Bonfim, celebrada há 271 anos em Icó, na região Centro-Sul do Ceará.

Os devotos participam ao ar livre das novenas mantendo distanciamento e em número reduzido, e a procissão do dia 1º de janeiro, que chegava a reunir cerca de 20 mil pessoas, foi cancelada.

A programação incluiu uma bênção no formato “drive thru”, com os devotos passando no local de carro, motocicleta e bicicleta.

A festa religiosa é uma das mais antigas do Ceará e segue até 6 de janeiro.

A aposentada Francisca Custódio observou que a maioria das pessoas que participa das celebrações tem mais de 50 anos e, por isso, devem ter mais cuidados.

“Eu sempre assistia todas às nove noites de novenas, mas neste ano só vim hoje porque estou com medo”, disse. “Vou continuar assistindo em casa, pelo rádio”.

A imagem barroca de Senhor do Bonfim chegou a Icó há quase 300 anos e é o maior símbolo da religiosidade local. O santo, porém, não é o padroeiro, apesar de ser patrono da maior festa religiosa da cidade. A padroeira é Nossa Senhora da Expectação.

Deixe uma resposta