No início deste mês de julho tomou posse como novo Capelão Militar da 4ª Brigada do Exército Brasileiro, sediada em Juiz de Fora, o Padre João Batista Diniz Ferreira. O sacerdote de 34 anos é natural do Ceará, da Diocese de Sobral.O novo Capelão Militar reside em Juiz de Fora, mas presta assistência a toda 4ª Brigada, que compreende além do município outras localidades.
O Capelão Militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares).
Nas instituições militares existem as capelanias católicas e evangélicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assistir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil.
Padre Diniz fala sobre o trabalho realizado:
(ouça através do link):
https://soundcloud.com/user-873731053/1007-capelao-militar-3
A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23 de outubro de 1989. Por força deste acordo a Santa Sé criou no Brasil um Ordinariado Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas.
Este Ordinariado Militar é canonicamente assimilado às dioceses, e é dirigido por um Ordinário Militar. O Ordinariado Militar do Brasil é uma Circunscrição Eclesiástica da Igreja Católica no país, subordinada diretamente à Santa Sé, participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé episcopal está na Catedral Militar Rainha da Paz, na cidade de Brasília (DF).
O Arcebispo Militar do Brasil é o responsável por todas as capelanias militares católicas do país. O atual Arcebispo Militar é Dom Fernando José Monteiro Guimarães.
Pastoral Militar na Arquidiocese de Juiz de Fora
Em fevereiro deste ano, foi criada na Arquidiocese, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a Pastoral Militar. O Padre Renato Alves Rodrigues, foi designado como o primeiro assessor arquidiocesano da pastoral.
O sacerdote exerceu, durante oito anos, o cargo de Capelão Militar do Exército Brasileiro em Juiz de Fora e passou desde então a compor a reserva, sendo substituído pelo Padre Padre João Batista Diniz Ferreira. Enquanto responsável por esta pastoral, Padre Renato, vai desempenhar atividades similares às da capelania, junto ao Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O decreto de criação da Pastoral Militar ressalta que o “serviço de Assistência Religiosa é garantia fundamental, conforme o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, sendo também previsto no Decreto Conciliar Christus Dominus e garantido pelo Acordo Diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé em 13 de novembro de 2008”.
Com informações do site: arquidiocesemilitar.org.br
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz