Pão de coco é reconhecido como patrimônio histórico-cultural e imaterial do Ceará
Projeto de lei foi aprovado nesta terça-feira (15) na Assembleia. Alimento faz parte da cultura alimentar e da economia local.
O reconhecimento do pão de coco como um patrimônio histórico, cultural e imaterial do Ceará foi aprovado na manhã desta terça-feira (15) em votação na Assembleia Legislativa do Ceará. A iniciativa celebra o alimento típico do período da Páscoa no estado, marcando a cultura alimentar e a economia local.
Com o projeto, iniciativas para a preservação e o fomento do pão de coco devem entrar em ação para valorizar a importância cultural, histórica e econômica da iguaria cearense. A iniciativa prevê que os órgãos do poder público promovam e apoiem eventos, publicações e ações educativas sobre o tema.
O projeto de lei é de autoria do deputado Romeu Aldigueri, presidente da Casa. O parlamentar justifica que a produção do pão de coco impulsiona uma cadeia econômica no Ceará, gerando empregos diretos e indiretos em padarias e confeitarias e entre pequenos comerciantes e vendedores ambulantes.
Com formatos e tamanhos diferentes, o pão de coco é abundante nas prateleiras do estado no período da Páscoa, conquistando pela maciez e pelas quantidades de coco na massa.
Fonte: G1 Ce