Papa Leão XIV recebe chapéu de vaqueiro e abençoa família cearense em Roma
O casal cearense Melchior e Camila Quental foi abençoado pelo Papa Leão XIV, durante passagem da família por Roma. Os dois buscaram pedir a bênção do Santo Padre para o filho Joaquim, então com 1 ano e 4 meses.
Após audiência, no momento reservado para autoridades e casais previamente inscritos, eles puderam se aproximar e conversar brevemente com o pontífice. Camila pediu a bênção para Joaquim, que foi acolhido com carinho pelo Papa. Em seguida, o casal entregou um chapéu de vaqueiro ao Santo Padre.
Dentro do chapéu, o casal havia inscrito uma frase em italiano e latim, inspirada em uma das mensagens proclamadas por Leão XIV no discurso inaugural de seu pontificado, quando afirmou que “o mal não prevalecerá”.
Ao ler o conteúdo, o Papa perguntou em inglês se se tratava de um presente ou se era para ele abençoar. “Eu disse que sim, que era um presente nosso, do Ceará. Ele sorriu, ficou surpreso, parecia realmente feliz”, contou Melchior.
Durante o momento, o pequeno Joaquim segurou o chapéu e começou a chorar. “Foi aí que o Santo Padre brincou com o Joaquim e colocou o chapéu na cabeça dele. Eu me arrepio só de lembrar. A gente ainda diz que a ficha não caiu”, relatou Melchior. Antes de se despedir, o pai pediu novamente uma bênção para o filho e também para uma prima. “Ele foi muito atencioso, mesmo depois de mais de duas horas no calor de Roma cumprimentando tantas pessoas. Teve paciência e carinho com cada um.”
Este foi o segundo encontro da família com um papa. O primeiro ocorreu em 2023, quando o casal ainda era recém-casado. Camila e Melchior haviam se casado em 2 de setembro daquele ano, em uma cerimônia na Igreja de Nossa Senhora do Líbano. Quatro dias depois, já em Roma, receberam a bênção do Papa Francisco, que tradicionalmente saúda os novos casais após a audiência geral de quarta-feira.
Naquele encontro, levaram ao pontífice um chapéu de couro típico do Nordeste, a bandeira de Missão Velha, cidade natal de Melchior, e chocolates. Camila também levou terços e medalhas, que Francisco abençoou com afeto. Agora, já como família, o casal retorna à Praça de São Pedro para viver outra graça especial, desta vez com Joaquim nos braços.
“O que vivemos ali é para a vida toda”, disse Melchior. “É algo que queremos que o Joaquim cresça sabendo: que desde pequeno recebeu a bênção do papa, num dos lugares mais importantes da nossa fé.”
Fonte: GC+

