“Parece que Santa Quitéria vai ficar nas mãos dos franceses”, diz Bolsonaro ao falar sobre urânio

Ele se referiu um acordo assinado em março, que prevê colaboração para exploração de urânio

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez mais uma menção a Santa Quitéria e ao projeto de exploração da mina de Itataia, porém desta vez, de forma no mínimo intrigante. Em entrevista na última quinta-feira (10/10) à rádio Auriverde Brasil de Bauru (SP), ele afirmou que o município “vai ficar nas mãos dos franceses”.

Ele se referiu um acordo assinado em março entre representantes dos dois governos, que prevê colaboração para geração de energia nuclear e um entendimento para a exploração de reservas de urânio no Brasil, o que inclui diretamente o projeto Santa Quitéria, maior reserva da América Latina. O interesse da França se dá porque cerca de 70% da sua eletricidade tem origem em energia nuclear, porém enfrenta problemas nas importações com fornecedores.

“Macron veio no Brasil, historinha de cobertura com o Lula, que é um capacho deles e resolveram assinar acordo de fornecimento de urânio. Eu não tenho certeza, mas parece. Atenção cearenses, aí tem Santa Quitéria, que tem urânio, parece que Santa Quitéria vai ficar nas mãos dos franceses”, declarou.

Fonte: A voz de Santa Quitéria