Pavimentação da Ce-216 em Marco impulsiona desenvolvimento e mobilidade no Litoral Norte

O Governo do Ceará deu um passo significativo para o fortalecimento da infraestrutura, mobilidade e turismo no Litoral Norte ao inaugurar, neste sábado, 27 de junho de 2026, as obras de pavimentação da rodovia CE-216, no município de Marco. Conhecida também como Rodovia Toba Osterno, a via representa um investimento de R$ 23 milhões e promete transformar o cotidiano de milhares de cearenses, conectando comunidades e impulsionando o desenvolvimento regional.

A solenidade de entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do prefeito de Marco, Rogério Neto, que celebraram a conclusão de um projeto essencial para a região. A nova rota estratégica liga o centro urbano de Marco à localidade de Matriz e às importantes vias CE-179 e BR-402, facilitando o acesso e a logística em uma área de grande potencial.

Pavimentação da CE-216: Uma Nova Conexão para o Litoral Norte Cearense

A pavimentação da CE-216, oficialmente denominada Rodovia Toba Osterno, é fruto do trabalho da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e representa um marco para a infraestrutura do Ceará. Com um investimento total de R$ 23 milhões, a rodovia não apenas melhora a conectividade entre o centro de Marco e a localidade de Matriz, mas também estabelece uma ligação crucial com as rodovias CE-179 e BR-402, otimizando o fluxo de veículos e o transporte de mercadorias.

Impacto Direto na Vida dos Moradores e no Desenvolvimento Regional

O governador Elmano de Freitas destacou a relevância da nova estrada para a qualidade de vida e o progresso das comunidades. “É importante para toda a região, especialmente para as comunidades rurais para desenvolver, melhorar a qualidade de vida. Seja para escoar a produção, para a saúde, para a juventude e fazer a integração com Bela Cruz”, afirmou o governador. Ele ressaltou ainda outros investimentos do Governo do Ceará em Marco, como a construção de uma escola, um Centro de Educação Infantil, a implantação do Raio e a melhoria do sistema de abastecimento de água. “Tenho muito orgulho de dizer que todos os 184 municípios do Ceará têm benefícios e conquistas como essas que fazemos no Marco”, completou Elmano de Freitas.

O prefeito de Marco, Rogério Neto, expressou a emoção da população com a concretização do projeto. “É uma sensação inexplicável. Grande emoção saber que nosso povo saiu da dificuldade e transformou o sonho em realidade. É inexplicável”, avaliou. Ele enfatizou que a estrada é como uma “espinha dorsal” que conectará a sede aos principais distritos de Mucambo e Panacuí, além de diversas outras localidades, trazendo benefícios significativos para o comércio e a saúde.

Infraestrutura Moderna e Segura para Todos

A nova rodovia abrange 25,70 km de extensão e foi projetada para oferecer máxima segurança e eficiência. As intervenções incluíram serviços de terraplenagem, aplicação de revestimento asfáltico de alta qualidade, sistemas de drenagem eficazes, sinalização horizontal e vertical completa, e a construção de uma ponte de 50 metros sobre o rio Córrego. Essa estrutura moderna garante mais mobilidade e segurança viária para o trânsito da região, facilitando o acesso à zona rural de Marco e Bela Cruz, e impulsionando o fluxo turístico em direção ao litoral.

A aposentada Tetê Xavier, que acompanhou a inauguração, descreveu a transformação: “À vista do que nós passamos está uma maravilha. A estrada era cheia de buraco e pra chegar na sede de Marco eram duas horas e meia. Hoje, está uma lindeza. É uma estrada boa. Um sonho que realizamos”. A enfermeira Luziana Costa corroborou, lembrando as dificuldades anteriores: “É uma via que vem para melhorar a vida dos moradores da zona rural. Embora a gente passe por ela, fica difícil acreditar que é real. Porque eu lembro que quando a gente precisava ir até o Marco pensava duas vezes e só ia em caso de necessidade, principalmente em época de chuvas”.

Ceará Avança na Malha Rodoviária e na Educação

A inauguração da CE-216 se insere em um ambicioso plano de investimentos do Governo do Ceará para modernizar a malha rodoviária estadual. Atualmente, o estado conta com 9.385,44 km de estradas pavimentadas. Desde 2013, foram entregues 1.875,31 km de rodovias, sendo 710,31 km de obras viárias novas ou restauradas e 1.165 km de recuperação funcional. Em junho de 2026, mais 387,14 km de obras de duplicação, pavimentação e restauração estão em execução, evidenciando um cenário de contínuo desenvolvimento.

Além das rodovias estaduais, o Programa Sinalize, uma parceria com os 184 municípios cearenses, transforma o trânsito urbano. Com um investimento de R$ 213 milhões, o programa visa melhorar 3.510.000 m² de vias urbanas, com obras já concluídas em 88 municípios e em andamento em outras 11 localidades.

O impacto da melhoria da infraestrutura se estende à educação, como destacaram as professoras Xérida e Luísa de Marillac. “Era uma estrada nada boa. Em tempos de chuva ninguém conseguia passar, mas hoje está perfeita”, avaliou Xérida. Luísa complementou: “Minha infância foi toda aqui na zona rural. Em época de chuva eu não conseguia passar para ir à escola. Muitas vezes as aulas eram interrompidas por causa da lama que impedia o acesso e as crianças precisavam fazer uma volta muito grande”. A nova rodovia garante que o acesso à educação seja mais seguro e contínuo para as futuras gerações.

Você encontra mais notícias em nosso site www.sobralonline.com.br e redes sociais. Siga-nos no Instagram @SobralOnline para ficar por dentro das últimas novidades!