PC-CE e Ibama deflagram operação contra a comercialização ilegal de peixes em conservação em Sobral
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou, na manhã desta quarta-feira (13), de uma operação conjunta com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para coibir crimes ambientais no Mercado Público Central de Sobral. A ofensiva resultou ainda em quatro pessoas autuadas em flagrante por estarem comercializando uma espécie de peixes que está em conservação.
Equipes das delegacias Municipal e Regional de Sobral, juntamente com agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram fiscalizações no Mercado Público de Sobral, após denúncias informando sobre a venda de peixes em período de defeso, onde a pesca e a comercialização estão proibidas. Na ocasião, quatro pessoas que seriam responsáveis por comércios foram conduzidos a uma unidade policial.
Ao todo, foram apreendidos cerca de 35 quilos de um peixe conhecido como curimatã, além de 20 quilos de óvulos maduros do mesmo pescado. Os responsáveis pelos comércios foram conduzidos à Delegacia Municipal de Sobral e autuados por crime ambiental. Os peixes apreendidos foram destinados a entidades beneficentes do Estado.