Pesquisador de São Carlos morre durante escavação em gruta no Ceará

Segundo o Corpo de Bombeiros, Janderson Assandre desmaiou após possível inalação de gases tóxicos ou movimentação de terra. Caso foi registrado nesta terça-feira (30).

O pesquisador e biólogo Janderson Assandre, de São Carlos (SP), morreu durante uma atividade de escavação em uma gruta no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte (CE), nesta manhã de terça-feira (30). Ele tinha 31 anos.

Segundo nota do Corpo de Bombeiros do Ceará, Janderson estava com outro colega realizando a escavação quando ambos passaram mal. O pesquisador desmaiou no interior de uma fenda e foi resgatado sem vida. A vítima tinha experiência como escalador. A segunda vítima foi retirada consciente e foi encaminhada para atendimento médico no Hospital São Raimundo em Limoeiro do Norte.

Gases tóxicos e movimentação de terra

De acordo com os bombeiros, o desmaio pode ter sido provocado por movimentação de terra ou inalação de gases tóxicos. O local era de difícil acesso e o resgate foi complexo devido ao risco de desmoramento e profundidade da cavidade.

Além dos bombeiros, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) prestou apoio no resgate.

O corpo de Janderson será velado em São Carlos em data a definir.

Fonte: G1 Ce