Pontos de lixo tem redução de 75% em Sobral

Em um período de dois anos, a Prefeitura Municipal de Sobral por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) reduziu 75% dos pontos de lixo. Em 2017, os números mostravam o equivalente a 380 pontos espalhados pelo município. Atualmente são 112 pontos de lixos que, segundo o Coordenador de Limpeza, Junior Javi, vão ser eliminados até o fim do ano de 2020. “Nosso objetivo é chegar a zero, o prefeito exige isso” conta.
A revitalização dos espaços é um dos meios de combater o descarte irregular. A medida funcionou com um terreno em situação crítica localizado nas proximidades da escola Raimundo Pimentel Gomes (CAIC), que com a revitalização passou a ter padronização da calçada, arborização, pintura das paredes e bancos no espaço.
As calçadas seguem sendo o lugar mais comum no acúmulo de lixo, a da Santa Casa de Misericórdia de Sobral foi pioneira nesse processo. Antes, mesmo com a coleta diária, frequentemente tinha acúmulo de descarte irregular. Após a revitalização, os moradores usaram o espaço para lazer e até mesmo como um ponto de vendas de lanches.
Contudo, a cidade ainda conta com espaços que, mesmo com os cuidados da equipe da SESEP, a população ainda não preserva. “Temos três pontos de lixos muito críticos. A gente limpa e em menos de duas horas já tem lixo novamente, às vezes a gente está limpando e as pessoas descarregando lixo lá” declara Junior Javi.
Um desses três pontos de lixos persistentes, está localizado próximo à fábrica Grendene. É preciso limpar o mesmo local quinzenalmente, tirando em média 11 carros de resíduos.
As empresas também potencializam o descarte irregular, principalmente em lugares afastados.
“Já flagramos descarte irregular na frente do estádio do junco. Ali é um ponto que só descarta quem tem carro, essas pequenas empresas, como marcenaria e fábrica de gesso, descarta todo o material lá. Infelizmente o horário não condiz com a fiscalização”. Além da revitalização, os ecopontos e a iniciativa do morador em murar os pontos, também ajuda na redução. A equipe da SESEP trabalha com a varrição diária entre cidade e distritos, seis caçambas e duas retroescavadeiras para manter o ambiente preservado e futuramente sem indícios de pontos de lixo.Resultado de imagem para Pontos de lixo em Sobral
Com Informações do Correio da Semana

- Advertisement -

Deixe uma resposta