Serão escolhidos 22 projetos de linguagens artísticas de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, em processo seletivo de laboratórios de criação do Porto Iracema das Artes, de Fortaleza.. O processo será composto de três etapas e o resultado final será divulgado no dia 25 de maio.
Durante o curso todos os integrantes recebem orientação de tutores e passam por oficinas e aulas abertas. Cada laboratório selecionará quatro projetos, com exceção cinema. A seleção será dividida em três etapas. Análise de documentos, avaliação técnica e presencial serão entre os dias 14 e 17 de maio.
Durante o desenvolvimento do projetos, estão previstas algumas apresentações públicas. Para o laboratório de música, os projetos selecionados para a terceira etapa participam de uma audição aberta. Os selecionados ainda receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 800 por mês, no período de sete meses. Nos casos dos projetos na modalidade nordeste, o valor é de R$ 1.800.
Para participar do processo seletivo é necessário ter idade mínima de 18 anos e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois. Não é permitida a participação de qualquer integrante do projeto das duas últimas edições. As inscrições são feitas pela internet até o dia 16 de março.
Em Sobral, o regulamento do processo seletivo dos Laboratórios de Criação 2018 será apresentado pelos Coordenadores da Escola, Andrei Bessa (Encenador, performer, pesquisador e professor de teatro) e Mona Gadelha (Cantora, compositora, jornalista e produtora), no próximo dia 5 (segunda-feira), às 19 horas, na Casa da Cultura.

Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz

