Prefeito eleito de Fortaleza anuncia fim da taxa de lixo no primeiro dia de mandato

Ele afirmou que a decisão visa aliviar os custos para as famílias e contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos na cidade

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, afirmou, em entrevista exclusiva à TV Cidade, que um de seus primeiros atos como prefeito de Fortaleza será cumprir uma de suas principais promessas de campanha: o fim da taxa do lixo. A medida será oficializada por meio da entrega de uma mensagem à Câmara Municipal de Fortaleza logo após sua posse, no dia 1º de janeiro.

“Esse é um compromisso que assumimos com a população, e estamos honrando desde o início do nosso governo”, destacou o prefeito. Ele afirmou que a decisão visa aliviar os custos para as famílias e contribuir para uma gestão mais eficiente dos resíduos sólidos na cidade.

Além de extinguir a taxa, o prefeito garantiu que ações para combater os 1.200 pontos de lixo espalhados pela cidade já estão sendo planejadas. Um mutirão de limpeza será implementado para transformar a realidade urbana de Fortaleza.

Além do fim da taxa do lixo, Evandro fala de saúde, educação e segurança como prioridades nos primeiros 100 dias

Outro eixo fundamental da gestão é a reestruturação do sistema de saúde, considerado por Evandro como “um caos”. Os problemas incluem o cancelamento de cirurgias, a falta de insumos básicos e medicamentos em postos e hospitais. A meta é agir rapidamente para garantir melhorias que abranjam desde a atenção básica até os níveis secundários e terciários.

Na área da educação, a expansão da oferta de creches é prioridade, com foco nas 10 mil crianças que aguardam vagas. Além disso, a gestão busca ampliar o número de escolas de tempo integral. Atualmente, apenas 37 das 310 unidades da rede municipal operam nesse formato.

A segurança também receberá atenção especial com o fortalecimento da Guarda Municipal. A criação de inspetorias nas 12 regionais de Fortaleza permitirá o patrulhamento intensivo de praças, areninhas, escolas e equipamentos de saúde. O objetivo é proporcionar maior tranquilidade à população e proteger os espaços públicos.

Fonte: GC Mais