Prefeito Veveu Arruda busca mais recursos para a Saúde em Sobral

O Prefeito Veveu Arruda esteve reunido, nessa terça-feira (14), em Brasília, com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do possível aumento do teto financeiro da Saúde de Sobral. São recursos que atendem à alta e média complexidade, de competência do Município.

A reunião faz parte de uma agenda de negociações, iniciada há cerca de 15 dias, quando o Prefeito Veveu Arruda, acompanhado do Secretário da Saúde Olivan Queiroz e da Secretária Adjunta da Saúde, Mônica Sousa Lima, estiveram em reunião no Ministério, e apresentaram a planilha com os gastos da Saúde em Sobral. Segundo o levantamento, desde o ano de 2007 os investimentos, que somam pouco mais de R$ 7,5 milhões, não têm sido reajustados.

Os documentos apresentados pelo Prefeito comprovam que houve aumento da demanda pelos serviços de saúde, principalmente nas áreas da oncologia, quimioterapia e radioterapia, além de tratamentos de custo elevado, como: ressonância magnética, embolias cerebrais e de pacientes cardíacos.

Outra preocupação é em relação aos gastos com tratamento de vítimas do trânsito, que chegam a atingir, em média, R$ 8 mil.

No ano passado, a Prefeitura de Sobral investiu 22,16% de sua receita na área da saúde, valor superior ao estabelecido pela Emenda Constitucional Nº 29 e Lei Complementar 141, que estipula o mínimo de 15% da receita. Os dados são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde do Ministério da Saúde.