Prefeitura de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua

A secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, e a gerente da Proteção Social Especial da Coordenadoria da Assistência Social, Gabriela Andrade, participaram, nesta terça-feira (18/06), de um encontro com o presidente, Alysson Aragão, e a vice-presidente, Daniela Costa, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na sede da entidade, para apresentar os serviços desenvolvidos para a população em situação de rua pela Prefeitura.

“Apresentamos o trabalho que temos desenvolvido e explicamos para os dirigentes da CDL quais são os pontos da nossa atuação: o trabalho da Sedhas, por meio de suas unidades, é ofertar serviços e ações que contribuam para a autonomia das pessoas, dar suporte no processo de retorno à família e oferecer os serviços básicos, tais como banho, refeições, atividades socioculturais, e encaminhamentos para outras políticas. Mas tudo o que fazemos só pode ser feito em acordo com eles, respeitando a sua autonomia”, afirmou Emanuelle.

Questionada sobre problemas de segurança pública com a população em situação de rua, a gestora afirmou que sugeriu à CDL a criação de um comitê com as diversas políticas e instituições envolvidas para discutir a situação, a fim de procurar uma solução. Ela destacou ainda que eventuais crimes cometidos por pessoas em situação de rua nas ruas devem ser informados às forças de segurança via 190.

Serviços ofertados

Em breve, o prefeito Ivo Gomes deverá entregar mais um serviço para a população em situação de rua, a Pousada Social, que ofertará pernoite para 40 pessoas, de domingo a domingo.

Atualmente, a Prefeitura oferta os serviços do Centro Pop, que é a unidade de referência para o atendimento dessa população. Além do atendimento durante o dia, a unidade dispõe do Serviço de Abordagem Social, que realiza o atendimento na rua, no período noturno. Oferta também acolhimento institucional para esse público.

Recentemente, com a inauguração do Restaurante Sesc, a Prefeitura firmou convênio para a garantia de cerca de 330 refeições diárias (150 almoços e 180 sopas), para o atendimento do Centro Pop, do Acolhimento Institucional de Pessoas em Situação de Rua e de outras unidades da Sedhas.

Ações integradas com o SUS

Já por meio da Secretaria da Saúde, é ofertado o serviço do Consultório de Rua, que atende a população em situação de rua com consultas, orientações, exames, vacinas e outros, estando ligado ao CSF Jurandir Carvalho, do Centro.

A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde (responsável pelos Centros de Atenção Psicossocial – Caps Geral e AD) também atuam no atendimento às demandas da população em situação de rua.

A Prefeitura também mantém termo de fomento com a Fazenda da Esperança, além de contar com a parceria dos institutos Casa Belém e Lar de Esther, instituições que recebem pessoas com dependência química para tratamento.

3 Comentários
  1. DonaldNeify Diz

    mexican mail order pharmacies
    http://cmqpharma.com/# pharmacies in mexico that ship to usa
    п»їbest mexican online pharmacies

  2. Stephenmow Diz

    mexican pharmacy: cmqpharma.com – reputable mexican pharmacies online

  3. Stephenmow Diz

    mexico pharmacies prescription drugs: mexican pharmacy – mexican rx online

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.