Prefeitura de Sobral, de Fortaleza e Governo do Estado alinham ações com o Instituto Ayrton Senna

O prefeito Ivo Gomes participou, nesta quinta-feira (19/09), de uma reunião estratégica para alinhamento com o Comitê Gestor de Educação do Instituto Ayrton Senna. O encontro teve como objetivo fazer um balanço das ações já realizadas e traçar novas estratégias para a implementação da Educação Integral, por meio das competências socioemocionais. Participaram ainda do momento a vice-governadora Izolda Cela, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, e a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela ressaltou a importância das competências socioemocionais na formação dos jovens. “As evidências mais avançadas pelo mundo todo mostram que quando os jovens têm uma boa formação das competências socioemocionais, terão uma repercussão positiva em outras áreas, como por exemplo, no desempenho acadêmico, na boa convivência com a comunidade. Com isso, plantamos sementes muito importantes para a melhoria da sociedade”, disse a vice-governadora.

A diretora do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Filgueiras, explicou como funciona o projeto. “É um desenho integrado de um desenvolvimento das competências socioemocinais que vai desde o Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio, pensando no aluno como um ser humano completo. O aluno não é só sua nota, mas o conjunto de todas as competências que ele pode desenvolver nessa época tão importante de aprendizado, que é a infância e a juventude”, destacou.

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Em Sobral, as competências autogestão, o engajamento com os outros, a resiliência emocional e a abertura ao novo são trabalhadas de forma transversal no currículo do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais.

Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento de habilidades como organização, foco, curiosidade, imaginação criativa e interesse artístico favorece o aprendizado em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade e em uma série de outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral e o Instituto Ayrton Senna têm promovido ações conjuntas para a melhoria da educação na região desde 1997, quando o município aderiu ao programa Acelera Brasil para a correção do fluxo escolar e, ao longo desses 20 anos, já foram parceiros em ações conjuntas, como o “Escola Campeã”, para o fortalecimento da capacidade de gerenciamento das escolas, com ênfase no diretor, e o “Gestão Nota 10”, com foco no gerenciamento das escolas e das secretarias para a melhoria da qualidade do ensino.

Deixe uma resposta