Prefeitura de Sobral inaugura primeira UTI pública no Hospital Municipal Estevam Ponte
Com o objetivo de oferecer um serviço de excelência com foco na qualidade, conforto e segurança ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Saúde (SMS) e da Infraestrutura (Seinfra), inaugurou, nesta quarta-feira (24/1), uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Estevam Ponte.
O prefeito Ivo Gomes reiterou a importância da entrega para a população sobralense. “Vamos abrir agora a UTI, a primeira pública municipal em 250 anos de história de Sobral. Espero que as pessoas não precisem, mas se precisarem, a unidade está aqui”, disse.
Com equipamentos de última geração e uma estrutura moderna, a área de UTI completa conta com 10 leitos, sendo dois deles de isolamento, com integração ao Centro Cirúrgico e rápido acesso ao Centro de Imagens, atendendo aos critérios atuais e normativas vigentes para estruturação de leitos de terapia intensiva.
A secretária da Saúde, Letícia Reichel, destaca o impacto que a unidade terá na vida da população. “É um equipamento moderno, pensado, desenhado e construído com o que há de melhor, é um espaço que vai fazer a diferença na vida das pessoas que precisarem de um tratamento intensivo”, afirmou.
“A UTI teve investimento superior a 1,3 milhão, com recursos oriundos do governo municipal. Essa entrega precede a terceira e última etapa da Reforma do Hospital Municipal e esperamos que no segundo semestre de 2024 a obra possa ser entregue para a população”, disse o secretário da Infraestrutura, David Bastos.
A unidade contará com equipe multiprofissional 24 horas, com os seguintes serviços: fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia. Com a inauguração do novo espaço, os pacientes críticos que necessitarem de vigilância clínica, monitorização e cuidados intensivos, poderão usufruir de equipamentos modernos, em especial na área de fisioterapia, possibilitando o cuidado especializado para o doente a partir de 14 anos em situação grave.