Prefeitura de Sobral lança campanha de coleta seletiva porta a porta e entrega 20 novos triciclos para catadores

Neste sábado (07/10), 20 novos triciclos elétricos serão entregues para catadores de materiais recicláveis. O momento acontecerá no Becco do Cotovelo, a partir das 9h, e marca a ampliação da coleta seletiva e o início da prática de coleta porta a porta de materiais recicláveis.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O investimento foi superior a R$ 700 mil e a iniciativa cumpre a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo a gestão integrada dos resíduos sólidos e a ampliação da coleta seletiva, de modo a fortalecer toda a estrutura da reciclagem nos termos social, ambiental e econômico.

Os triciclos elétricos são veículos reconhecidos por unir praticidade e eficiência à sustentabilidade e à economia de energia. Com baterias com autonomia de até 100 km e capacidade de transporte de até duas pessoas, os veículos não emitem gases poluentes, como o CO2, e podem levar carga de até 400 kg, o que auxiliará na coleta de recicláveis em Sobral.

Para a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, as aquisições somam esforços que a gestão vem fazendo para melhorias no sistema de coleta de resíduos. “Assim como a implantação do Recicla Sol, que incluirá a participação e a inclusão social das associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis legalmente constituídas, propiciando maior mobilidade dos trabalhadores com veículos menos poluentes na atmosfera e a ampliação da logística na coleta dos materiais”, destaca.