Colóquio “Índios e não índios no Brasil Contemporâneo” Participe!

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Educação, Escola de Formação Permanente do Magistério e MEDUC/UVA, promove, nessa sexta-feira, 21 de junho, às 19h, no auditório da Ecoa Sobral, o colóquio “Índios e não índios no Brasil Contemporâneo”,  com a  Profª  Isis Maria Cunha Lustosa  e o  Professor  Stephen Graint Baines.

A atividade, voltada para professores e gestores da escola pública de ensino fundamental, professores e estudantes universitários, faz parte do eixo de formação do projeto Olhares – o ofício de educar, do bloco Olhares da Memória. Para receber certificado como atividade de extensão (pela UVA) basta se inscrever no site http://eventos.uvanet.br. Além de receber certificado do olhares de 2013.

Índios e não índios no Brasil Contemporâneo
Os professores Stephen Grant Baines e Isis Maria Cunha Lustosa conversam sobre as questões enfrentadas pela sociedade brasileira, desafiada a criar modelos justos e sustentáveis de convivência com povos e culturas diferenciadas – caso dos povos indígenas – no contexto de uma sociedade nacional e globalizada.

Com base nas vivências em diversas situações no Brasil e em outros países e em pesquisas de campo abordam impasses que colocam em confronto estas populações, Estados e Sociedades Nacionais, empresas, pesquisadores e outros quanto aos interesses envolvidos em temas como: projetos de desenvolvimento, afirmação de culturas, indústria do turismo, territórios, uso dos recursos naturais entre outros.

O tratamento dado à conversa se distancia da idealização ingênua sobre os povos indígenas, coloca na mesa problemas que exigem reflexão e ação para serem resolvidos e levantam expectativas sobre a contribuição que a escola de ensino fundamental pode dar para as novas gerações entrarem em contato com esta realidade.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.