Prefeituras alegam falha na atualização de sistema de vacinação e garante cumprimento de meta

As notas foram emitidas após publicação de que os municípios teriam suas remessas de doses suspensas por determinação judicial

As prefeituras de Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Cariré, Senador Sá e Santana do Acaraú emitiram notas esclarecendo as informações divulgadas na noite de ontem que municípios cearenses teriam suas doses retidas por não aplicarem 85% das doses de vacinas recebidas.

Santana do Acaraú – O secretário municipal de Saúde de Santana do Acaraú, Albert Claudino Araújo, informou que há um problema na atualização do sistema, ele ressalta que o município não perde as doses e tão logo o sistema seja atualizado, as doses retidas são liberadas, “alguns municípios terão suas doses retidas no envio por não terem aplicado 85% das doses distribuídas, Santana está com + de 71 % atualizados e estamos atualizando diariamente a todo vapor e de hoje (2) para amanhã (3) estaremos superando esta meta de 85%, segundo esta decisão do TRF-5/MP, publicado no dia 21/03. Não foi decisão da SESA (Secretaria de Saúde do Estado) mas, estão cumprindo uma liminar judicial! Atualizou, liberou”, disse o secretário.

Jijoca de Jericoacoara – A prefeitura do município informa que também tem problemas com o sistema e que não foi possível encaminhar as informações em tempo hábil, e que infelizmente por oscilação do sistema só foi possível encaminhar todos os registros nesta quinta-feira (01), ocasionando assim a retenção das vacinas que seriam recebidas neste dia 01 de abril de 2021. A prefeitura ressaltou ainda, que a meta está sendo cumprida com êxito, com aplicação de 100% das doses recebidas (1ª dose) e cobertura de 90,09% do município. “diante do exposto, com os dados atualizados, nosso município receberá no próximo dia útil mais doses da vacina e assim continuaremos fazendo o que é mais importante e primordial nesse momento, continuar vacinando nossa população”, finaliza a nota.

Massapê – A prefeita Aline Albuquerque (PP) contestou a presença de Massapê na lista de 37 municípios que deixariam de receber novas doses de vacinas contra a Covid-19 por não terem cumprido meta de imunização. “Já vacinamos 92,88%“, disse a prefeita. “O fato é que próxima segunda-feira (5) iremos receber, sim, 1.310 doses de vacinas”, escreveu nas redes sociais.

Cariré – A prefeitura emitiu nota informando que já recebeu nesta sexta-feira (2) seu novo lote de vacinas, “esse fato novo por si só vem comprovar que são realmente falsas as informações infundadas que andaram circulando ultimamente nas redes sociais, dando conta que o Município de Cariré teria vacinas retidas por não ter atingido a meta de 85% de aplicação das primeiras doses já recebidas, o que não é verdade”, diz trecho da nota.

Senador Sá – A secretária de Saúde de Senador Sá, Morgana Abreu, esclareceu que a retenção das vacinas nada mais é do que a organização da melhor forma de distribuição para os municípios, fazendo o controle total das doses e consequentemente segurança das mesmas. A secretária explicou que as aplicações seguem orientações da regional de Sobral, “Cada vacina tem seu lote destinado a um público alvo e nós [Senador Sá] ficamos retidas da D1 [primeira dose] dos profissionais de saúde. Como já havíamos aplicado nos profissionais, ficamos aguardando novos direcionamentos da regional de Sobral. E eles retiveram enquanto aplicamos a D2 [Segunda dose] desses profissionais,” finalizou.

Redação – O Sobral Online divulgou na noite desta quinta-feira que 65 municípios estavam na lista dos que teriam suas doses retidas, no entanto na mesma noite a lista foi atualizada e o número caiu para 37 municípios e até a próxima segunda feira (5) esse número deve ser bem menor. É importante ressaltar ainda, que os municípios tem ate as 12h para atualizar as informações no sistema, passando desse horário ainda pode ser corrigido até as 14h, após esse horário as informações não são consideradas para a atualização dos dados.

Deixe uma resposta