Procissão de São Francisco de Assis reúne milhares de fiéis em Sobral

Cerca de 02 mil pessoas acompanharam a procissão de
São Francisco pelas ruas do Centro de Sobral
 Foto: Carlos Ritchelly
Ontem, 4, dia de São Francisco de Assis, as ruas de Sobral foram tomadas por milhares de fiéis que participaram, a partir das 17h30min, da procissão em homenagem ao santo. Após a caminhada dos devotos pelas ruas do Centro foi realizada a missa campal em frente à igreja. Arquibancadas foram erguidas ao redor da Praça de São Francisco e Santa Clara. Durante a missa, coros eram entoados durante as músicas religiosas e aplausos efusivos eram ouvidos a distância.
 
Além da missa campal, aconteceu ontem a tradicional benção dos animais realizada sob o viaduto localizado atrás da igreja de S. Francisco. Como em todos os festejos em homenagem a São Francisco, muitas pessoas pagaram promessas usando hábito da cor marrom que, segundo prega a tradição, era usado pelo santo. Ao redor da Praça barraquinhas ofereciam comida e artigos religiosos (fitinhas, santinhos, escapulários, terços, etc.) a preços populares.
 
Os festejos para São Francisco de Assis foram iniciados no dia 23 de setembro e o encerramento aconteceu ontem.
 
São Francisco de Assis
 
Francisco Bernardone nasceu na cidade de Assis, em 1182. Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco teve uma adolescência fútil, vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos foi aprisionado. Depois de libertado, voltou à boêmia, porém gradativamente foi sentindo desinteresse pela vida de farras. Até que um dia, segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adotou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.
 
Fonte: Sobral News