Professor da UVA lança livro sobre inserção da confecção popular nas feiras livres nordestinas
Professor do Curso de Geografia da UVA, Luiz Antonio Araújo Gonçalves, no lançamento de seu livro A Metamorfose das Feiras Nordestinas: a inserção da confecção popular, durante o XIII ENANPEGE, na Universidade de São Paulo (USP), em 05/09/2019.
O professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Luiz Antonio Araújo Gonçalves, lançou, no último dia 5 de setembro de 2019, o livro A Metamorfose das Feiras Nordestinas: a inserção da confecção popular. O lançamento ocorreu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), durante o XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XIII ENANPEGE), realizado no período de 02 a 07 de setembro.
O livro é resultado da pesquisa de doutoramento do autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO/UECE). O estudo teve como recortes de análise a feira de Aprazível, em Sobral-CE; a feira de Caruaru, em Pernambuco; e a feira de Serrinha, na Bahia.
Ao analisar a feira popular no Nordeste brasileiro, “a obra visa contribuir com o debate atual sobre a complexidade do fenômeno feira, sobretudo, com a expressão espacial das feiras de confecção, que forjam novas geografias entre centros urbano-regionais e polos produtores de confecção e a discussão sobre a essência da feira livre”, explica o autor.
Publicado conjuntamente pelas Edições UVA e Editora Edgard Blucher, o livro está disponível, também, em formato eletrônico em www.uvanet.br/edicoes_uva e em www.blucher.com.br/area/lista/ciencias-humanas-e-comunicacao-114.