Professores da UFC denunciam falta de estrutura no campus Sobral

Docentes e estudantes afirmam que a infraestrutura da Universidade é precária, e manutenção dos instrumentos é custeada do próprio bolso

Um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado ocasionou um princípio de incêndio em uma sala de aula da Universidade Federal do Ceará, em Sobral. O incidente aconteceu na última quinta-feira, 6, por volta das 18h30 no campus Mucambinho, onde funciona o curso de Música. Na ocasião, dois estudantes usavam a sala para praticar violino.

As chamas foram controladas pelos agentes de segurança da instituição com o uso de extintores de incêndio. Ninguém ficou ferido, porém, o pó químico atingiu instrumentos e deixou a sala sem condições de uso.

 


 

Professores precisam comprar materiais por conta própria para manter as aulas

A professora Yanaêh Mota, docente do curso de Música e uma das responsáveis pela sala de instrumentos de cordas friccionadas, relata que há anos reporta problemas na infraestrutura do campus e defeito no sistema de condicionadores de ar.

“Até cheguei a comprar um ventilador para conseguir trabalhar. Muitas vezes nós precisamos tirar do próprio bolso para garantir a continuidade dos trabalhos”, relata.

Cecília Aragão, estudante de Música, também afirma que parte dos professores a compra de materiais e manutenção de instrumentos. Aluna da UFC desde 2022, ela afirma que a prefeitura do campus foi contatada múltiplas vezes para que fosse feito o reparo no ar-condicionado.

“Em 2023 falaram que fizeram uma manutenção, mas falaram que o problema era apenas o controle remoto. Desde então, o controle não ficava mais com os alunos, apenas na recepção com os vigilantes. Ontem um dos alunos que estava na sala pediu para ligar o ar e aconteceu o curto-circuito”, diz.

Israel Victor, professor de cordas friccionadas do curso de Música da UFC de Sobral, se posicionou nas redes sociais sobre a situação.

“Manutenção de instrumentos nunca tivemos. Temos que tirar do bolso para os alunos continuarem a ter mínimas condições de estudo. Cordas, breu, arco… Esse ar condicionado faz anos que tem sido avisado que não funcionava, inclusive com os professores tendo que comprar um ventilador para poder dar aula”, escreveu.

“Não é de hoje que os campus de interior da Universidade Federal do “Ceará sofrem com problemas de infraestrutura”, disse o violinista da Camarata de Cordas da UFC, Guilherme Frota.

“Uma pena que isso ocorra em uma instituição renomada como a UFC, ou melhor dizendo, Universidade Federal de Fortaleza, pois é a única cidade que importa para a reitoria aparentemente”, completou o músico.

A sala de instrumentos de cordas friccionadas ficou tomada por fumaça e resquícios de pó-químico. Na manhã da sexta-feira, 7, um grupo de alunos e professores se mobilizou para recuperar o espaço e limpar os instrumentos.

Resposta da UFC

Em nota, a Universidade Federal do Ceará disse ao O POVO que o equipamento que iniciou o incêndio estava funcionando e com a manutenção em dia.

De acordo com a Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), a partilha de salas de aula entre cursos “deve-se à não conclusão do prédio didático do Campus de Sobral, que inicialmente tinha previsão de entrega até 2017, mas teve as obras interrompidas ao longo de anos.”

A instituição ressalta que, no início de 2024, as obras foram retomadas e seguem em curso, com nova previsão de conclusão até fevereiro de 2026. Neste novo prédio, há previsão de salas e estúdios específicos para o Curso de Música, dentre outros espaços.

A UFC não comentou a questão dos insumos para a manutenção dos instrumentos.

Fonte: O Povo Online

3 Comentários
  1. DonaldNeify Diz

    reputable mexican pharmacies online
    https://cmqpharma.online/# buying prescription drugs in mexico online
    medication from mexico pharmacy

  2. Stephenmow Diz

    reputable mexican pharmacies online: online mexican pharmacy – buying from online mexican pharmacy

  3. DonaldNeify Diz

    mexican online pharmacies prescription drugs
    https://cmqpharma.com/# mexican pharmaceuticals online
    mexican pharmaceuticals online

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.