Professores do SENAI Ceará são treinados em braile para atender alunos com deficiência visual

Cerca de 30 professores do SENAI Ceará participam, a partir do dia 26/4, de capacitação em braille, na modalidade de Educação à Distância (EAD), de 6 meses, para atender pessoas com deficiência visual nos cursos ofertados. Cerca de 30 professores e equipe pedagógica do SENAI em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte estão inscritos. Nos últimos cinco anos, o SENAI Ceará atendeu 144 alunos com deficiência visual, em várias modalidades e áreas tecnológicas. 

A formação é oferecida pelo Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), executado em todos os estados do país preparando os professores e equipe do SENAI para receber pessoas com deficiência nas escolas com ambiente inclusivo, instalações acessíveis e material didático adequado. Os professores são capacitados para lidar com diversos tipos de deficiência e promover acessibilidade em todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida.

Diversos cursos já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras. No entanto, quando uma pessoa com deficiência deseja fazer um curso que ainda não tem plano de adequação, equipes técnicas e pedagógicas são mobilizadas para atender às necessidades do aluno. O SENAI também trabalha para sensibilizar indústrias parceiras de que a contratação de pessoas com deficiência beneficia a todos.

Resultado de imagem para Professores do SENAI Ceará são treinados em braile para atender alunos com deficiência visual



Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta