Programa Alcance amplia oportunidades de acesso ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade no Ceará
Parceria entre a Alece e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização oferece preparação gratuita para o Enem a 900 participantes em seis unidades prisionais do Estado.
A educação pode abrir portas para novas oportunidades e contribuir para a construção de projetos de vida. No Ceará, essa perspectiva chega também ao sistema prisional por meio de uma parceria entre o Programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). Em 2026, a iniciativa oferece preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a 900 pessoas privadas de liberdade, ampliando o acesso à educação e criando novas possibilidades de continuidade dos estudos.
As aulas iniciaram no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), e foram gradualmente ampliadas para outras unidades prisionais. A iniciativa leva aos participantes conteúdos e orientações para a preparação para o Enem, uma das principais formas de ingresso no ensino superior no País.
Para a coordenadora pedagógica do Programa Alcance, professora Dione Soares, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos, reconhecer potencialidades e estimular novas perspectivas por meio da educação. “Ao proporcionar esse acesso, contribuímos para que esses estudantes ampliem seus conhecimentos, reconheçam suas potencialidades e vislumbrem novos caminhos por meio da educação. Nosso propósito é oferecer ferramentas para que cada um possa construir novas possibilidades para um novo futuro”, afirma.
Preparação para o Enem chega a seis unidades prisionais
Atualmente, 900 participantes são atendidos em seis unidades prisionais cearenses, contemplando diferentes regiões do Estado. A distribuição das vagas permite ampliar o alcance da iniciativa e levar a preparação para o exame a públicos com diferentes
trajetórias escolares.
A Unidade Prisional do Cariri concentra 300 estudantes. Na Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), em Itaitinga, são atendidos outros 200 participantes. Já a Unidade Prisional Feminina de Aquiraz (UPF-Aquiraz) e a Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz) contam com 150 participantes cada. A Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Horizonte (UPECT-Horizonte) e a Unidade Prisional Stênio Gomes atendem 50 pessoas cada.
A preparação contempla conteúdos das diferentes áreas do conhecimento cobradas no Enem, com materiais didáticos e atividades de apoio à aprendizagem. A proposta é revisar conhecimentos, fortalecer a formação escolar e familiarizar os participantes com o formato do exame, contribuindo para uma preparação mais consistente.
Educação como instrumento de transformação social
Coordenado pela deputada Jô Farias (PT), o Programa Alcance tem como propósito ampliar as oportunidades educacionais e facilitar o acesso ao ensino superior. A atuação no sistema prisional reforça esse compromisso ao levar a preparação para o Enem a pessoas que buscam dar continuidade aos estudos e construir novas perspectivas de futuro. A parceria entre a Alece e a SAP evidencia a importância da articulação entre instituições públicas para ampliar o acesso à educação e fortalecer iniciativas de ressocialização.
Para a deputada, a educação tem papel fundamental na transformação de trajetórias e na criação de oportunidades. “Levar o Programa Alcance para dentro das unidades prisionais e preparar essas pessoas para o Enem é dar uma oportunidade de futuro, de dignidade e de ressocialização”, declara.
Serviço
O Programa Alcance oferece preparação gratuita para o Enem em diferentes modalidades, com aulas presenciais em Fortaleza, núcleos municipais e conteúdos educacionais disponíveis na plataforma Alcance Virtual.
Para mais informações sobre o Programa, acesse o site alcancevirtual.al.ce.gov.br ou entre em contato pelo telefone (85) 3277-2590, WhatsApp (85) 98125-7919 ou e-mail alcance@al.ce.gov.br.

