O programa “Meu Celular”, iniciativa do governo do Ceará para combater roubos e furtos de celulares, já recuperou 5.100 dispositivos em nove meses. A ação visa não apenas devolver os aparelhos aos proprietários, mas também combater a cadeia de receptação que alimenta crimes contra o patrimônio.
Alzira Ferro, enfermeira, foi uma das beneficiadas. “Recebi uma ligação da delegacia, fiquei com medo no início. Mas quando confirmaram que meu celular havia sido recuperado, foi um alívio enorme”, relata.
Para participar, o cidadão deve cadastrar seu celular no site do programa, informando dados como número, IMEI, marca, modelo e nota fiscal. Em caso de roubo, é possível ativar um pré-alerta e registrar um boletim de ocorrência, iniciando o processo de recuperação.
De acordo com o delegado Renê Andrade, do Núcleo “Meu Celular”, o programa representa um marco no combate à criminalidade. “A iniciativa busca reduzir roubos e furtos, além de combater a cadeia de receptação”, comentou.
O programa também tem auxiliado na recuperação de celulares em outros estados, trazendo mais segurança para os usuários, como destaca Ana Santos. “Hoje, o celular não é só um telefone, ele carrega nossa vida. Recuperá-lo traz um alívio enorme”, afirmou.