Programa Sinalize vai investir mais de R$ 230 milhões em pavimentação e sinalização nos 184 municípios do Ceará

A iniciativa prevê a execução de 3.510.000 metros quadrados de pavimentação em todo o estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária, aumento da segurança no trânsito e implantação de sinalização vertical e horizontal. As ações serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras.

Durante o evento, o governador Elmano de Freitas destacou o caráter colaborativo do programa e a abrangência da iniciativa. “Tenho muito orgulho do projeto político que faço parte. Eu era um parlamentar que rodava por 120 municípios e eu sei como eram as estradas. Hoje, a ampla maioria das vias estão em ótimas condições. Eu gostaria de destacar o regime de colaboração feito para a realização deste programa. Não interessa o partido do prefeito ou da prefeita, o povo terá direito à pavimentação. O recurso é do Governo do Estado, ou seja, ele é do cearense e para o cearense”, afirmou.

Programa Sinalize
Desde 2023, o Programa Sinalize já concluiu intervenções em cerca de 1.400 quilômetros de estradas em todo o Ceará. Atualmente, outras obras estão em andamento em mais 541 quilômetros de vias, ampliando o alcance da iniciativa.

O titular da SOP, Valdeci Rebouças, ressaltou que o programa beneficia todos os municípios, independentemente de alinhamento político. “Essa é uma retomada de um programa republicano, que vai atender o Ceará como um todo. Estamos falando de um programa que atende a todos, independente de partido político daquele município, que beneficia a nossa população. Esse é um recurso que vai gerar emprego em todas as cidades”, disse.

A distribuição dos investimentos seguirá critérios populacionais. Municípios com até 20 mil habitantes receberão 10 mil metros quadrados de pavimentação; aqueles entre 20 mil e 50 mil habitantes, 20 mil metros quadrados; e cidades com mais de 50 mil habitantes contarão com 30 mil metros quadrados. Em Fortaleza, a aplicação do programa terá uma dinâmica diferenciada, com cada regional administrativa sendo considerada como um município para efeito do critério populacional.

O superintendente do Detran, Waldemir Catanho, explicou que o órgão será responsável pela etapa de sinalização viária. “Fazemos a sinalização. Essa é uma etapa muito importante pois garante a segurança para os municípios de vocês. Toda semana recebemos pedidos de sinalização de área para o Detran, daí conseguimos ver o tamanho da importância dessa ação”, pontuou.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destacou a relevância do apoio estadual para viabilizar obras desse porte. “Se pegarmos os municípios do Ceará, a grande maioria vai ter uma receita apertada, sem poder fazer grandes investimentos. Fortaleza talvez seja uma exceção. Esse é um programa que dá mais segurança e conforto para a nossa população. Não tenho dúvida que as pessoas, mesmo do local mais longe do Ceará, irão agradecer por essa iniciativa”, comentou.

O evento reuniu ainda o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana; o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri; além de prefeitos, prefeitas e outras autoridades.

Representando os gestores municipais, o prefeito de Acopiara, Doutor Vilmar, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Minhas palavras são de gratidão ao nosso governador Elmano, um cara que não para, não para e nos faz também não parar. O Sinalize é algo muito importante para todos os municípios, algo que vai trazer muitos benefícios para a população. Em Acopiara, são 20 mil m² de fundamental importância”, afirmou.

Já o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, ressaltou o impacto do programa para os municípios do interior. “O Sinalize vem dar um suporte para os municípios em um dos assuntos mais demandados que é a questão da pavimentação. O Governo do Estado vem para suprir tanto na área urbana, quanto na área rural. Quero agradecer o governador Elmano por essa sensibilidade”, concluiu.

Fonte: GC+