Projeto FaunaMar registra recorde de ninhos de tartarugas marinhas em Camocim e Barroquinha
Desde 2013, o Projeto FaunaMar atua no monitoramento de tartarugas marinhas nos municípios de Camocim e Barroquinha, litoral oeste do Ceará. Ao longo dos anos, o projeto vem levantando dados de encalhes, realizando resgates, protegendo ninhos, filhotes e fêmeas que desovam nessa área.
Nesta temporada reprodutiva, o FaunaMar registrou recorde de ninhos. Até o momento, foram protegidos 100 ninhos. A técnica e bióloga Rebecca Rodrigues, comenta que a temporada reprodutiva na região ocorre no período de janeiro a julho. “Ainda estamos na metade da temporada, mas já alcançamos a marca de 100 ninhos, o que é inédito para região. Na última temporada (2024), conseguimos proteger 74 ninhos que pertenciam a três espécies: tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-verde”, disse Rebecca.
A coordenadora do FaunaMar, a bióloga Kesley Paiva, explica que alguns fatores tem contribuído para o alcance desse índice de ninhos. “Atualmente o FaunaMar conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o que fortalece o projeto e suas ações. Isso nos possibilita estar mais em campo para o registro desses dados. Outro fator importantíssimo é a participação das comunidades. Cada vez mais, a rede de colaboradores aumenta. Logo, assim que um ninho, filhote ou fêmea é encontrado pela comunidade, a equipe é acionada e faz o registro”, disse Kesley.
Kesley comenta que a expectativa é que outras fêmeas ainda subam às praias para desovar. “Ainda temos alguns meses para o encerramento da temporada. Até lá, outras fêmeas subirão às praias para desovar e muitos filhotes deverão chegar até o mar. A cada temporada alcançamos dados importantes, que nos ajudam a entender a ocorrência desses animais na área, assim como indicar medidas que possam protege-los”, finaliza a coordenadora.
Via Revista Camocim