Projeto quer ampliar estrutura do Corpo de Bombeiros no estado

Ceará conta atualmente com 24 unidades operacionais

Com apenas dez unidades do Corpo de Bombeiros responsáveis por atender todos os municípios do interior do Ceará, a tragédia de Santa Maria mais uma vez chamou a atenção para um problema estrutural existente no estado. A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) apresentou nesta sexta-feira (8), na Assembleia Legislativa, um projeto de indicação (N.º 04/2013) que pretende ampliar a estrutura do Corpo de Bombeiros.

No documento disponível no site da AL, o projeto indica a implantação de unidades do Corpo de Bombeiros Militar nos municípios cearenses com população acima de 50.000 habitantes. “Muitas vezes, em caso de emergência, o deslocamento do corpo de bombeiros até o sinistro chega a mais de 15 quilômetros, o que impossibilita o socorro de emergência”, ressaltou a parlamentar durante a apresentação do projeto.
Ceará conta atualmente com 24 unidades operacionais, sendo 11 na capital, três na região metropolitana e dez no interior. “Esses números, deixam claro que a quantidade de Corpo de Bombeiros é muito pequena. Estamos longe, muito longe de atingir os padrões internacionais, que recomendam um bombeiro para cada mil habitantes”, justifica o projeto.
Também foi feito um requerimento endereçado ao governador Cid Gomes para solicitar o treinamento e a formação de servidores públicos municipais para ajudar na prevenção e no combate a incêndios, além de atuar prestando primeiros socorros e evitando acidentes domésticos. Após a apresentação, o projeto ainda segue em tramitação.