Projeto Sesc Partituras chega ao primeiro ano neste sábado em Sobral
O Serviço Social do Comércio (Sesc) comemora hoje o aniversário de um ano do projeto Sesc Partituras com uma apresentação gratuita da Escola de Música de Sobral no Auditório Educar Sesc, às 19h. De acordo com a assessoria do órgão, o projeto Partituras é composto por uma biblioteca digital sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir a música erudita brasileira.
Com essa proposta, o programa foi lançado há um ano, busca democratizar o acesso a partituras digitalizadas e editoradas, através do site. Segundo os dados, são feitos em média 4.500 acessos por mês.
Como comemoração de aniversário, hoje estarão sendo realizados 26 concertos simultâneos em 24 estados brasileiros. No Ceará, apenas Sobral participa da programação, por meio da Escola de Música.
Acesso na internet
No site do projeto ficam disponibilizadas gratuitamente obras na íntegra que vão desde o período colonial até os dias de hoje. A assessoria ressalta que muitas são obras originais pertencentes a acervos particulares de compositores, herdeiros ou de colecionadores, e estão sendo editoradas e catalogadas por especialistas com vistas a sua definitiva preservação.
O acervo também contempla obras de compositores contemporâneos, muitos ainda jovens e pouco conhecidos, que também estão sendo incluídas, caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade, tornando-o um ambiente de convergência dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.
Iniciado em 2007, o Banco Digital implantou computadores com programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas em 17 unidades do Sesc, tornando-se subsídio de pesquisa e editoração de partituras para músicas e estudantes.
O evento
De acordo com o maestro da Escola de Música de Sobral, José Brasil, serão apresentados grupos montados exclusivamente para o evento. No total, serão 13 professores e estudantes da Escola de Música e dois professores de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Sobral, convidados especialmente para essa apresentação.
“Teremos quartetos e solos, todos com composições disponíveis no Sesc Partituras. Principalmente de compositores brasileiros. Foram 15 dias de ensaio para hoje”, afirma.
Ele observa que essa é uma forma interessante de democratizar o acesso a partituras, principalmente de compositores eruditos brasileiros, pouco difundidos no País.
Solidez
O maestro Brasil explica ainda que a Escola de Música participou do lançamento do projeto e acredita que esta será uma programação permanente.
“Temos marcada também outra apresentação dessa para novembro, provavelmente dia 22 daquele mês, o Dia da Música”, confirma o maestro.
Hoje, com cerca de 600 alunos na escola e fila de espera em época de matrículas, o maestro diz haver uma necessidade de ampliação de atendimento.
Todo o acervo do Sesc Partituras pertence ao domínio público ou possui licença para sua inclusão no catálogo, inclusive com autorização para impressão. No entanto, para o caso de gravação fonográfica das obras, adaptação e outras formas de uso não previstas, para a preservação dos direitos de autor faz-se necessária a negociação direta com cada compositor ou representante legal da obra, cujos contatos constam no site.
Mais informações
Sesc Partituras – Auditório do Educar Sesc. Rua Dom Lourenço,
S/ N, Junco, dia 13 de abril, às 19h30, em Sobral.