Projeto Sonora Brasil chega a Sobral no próximo sábado (12)

Originado no município de Cametá, no estado do Pará, o grupo “Samba de Cacete da Vacaria” mantém viva a tradição da manifestação do samba de cacete. A partir da próxima sexta-feira (11), o Sesc Ceará recebe apresentações do grupo, dentro do Circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, da 16ª edição do projeto Sonora Brasil.

Fortaleza será a primeira cidade a receber o grupo, que se apresenta no dia 11/10, às 20h, no Teatro Sesc Senac Iracema, com entrada gratuita. Já dos dias 12 a 16/10, o grupo segue para o interior do Estado, realizando apresentações nas Unidades do Sesc em Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, respectivamente.
Sob a liderança do Mestre Benedito Moía, o grupo paraense “Samba de Cacete da Vacaria” é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras que entoam cânticos que remetem a cultura negra e quilombola. As canções são acompanhadas por dois tambouros e um percussionista que toca cacetes, responsáveis por cadenciar o ritmo e a marcação das músicas.
Os integrantes do grupo, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá (PA) e vivem da produção agrícola. Da limpeza do terreno ao plantio, o samba de cacete é tocado no intuito de animar as pessoas para que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez.
SERVIÇO
Apresentações “Samba de Cacete da Vacaria” (PA)
Dia 12/10 – Sobral
Local: Auditório da Escola Educar Sesc
(Avenida Dom Lourenço, 855 – Campo dos Velhos)
Horário: 19h30
Informações: (88) 3611-0954
Acesso gratuito

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.