Projetos dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema se apresentam em Sobral

Projetos artísticos em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realizam diversas atividades em Sobral entre os dias 05 e 07 de dezembro. Os projetos “Sorayas”, integrante do Laboratório de Dança; “Refundação”, participante do Laboratório de Teatro; e “Cartografia cotidiana de amor e afetos”, em desenvolvimento no Laboratório de Artes Visuais participam das Rotas de Criação, o primeiro momento de partilha pública do desenvolvimento de suas pesquisas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, e ocorrem em diversos espaços de Sobral.

O projeto “Sorayas” traz ao LabDança uma ynvestygação sobre a cultura Ballroom, experyencyando as nuances das transyções estéticas, dançantes e ydentytáryas da cultura e fortyfycando a permanêncya desses movymentos cryados por e para pessoas dyssydentes de raça e gênero. Desenvolvido pelas artistas sobralenses Mãe Akwa Soraya, Ali Soraya e Lucy Soraya, o “Sorayas” promove duas atividades: na terça-feira, 05 de dezembro, uma aula aberta de CapoeyraVoque seguida de roda de conversa com a tutora Puma Camille e as artistas do projeto. O momento ocorre na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral) às 18h. Já na quinta-feira, 07 de dezembro, o “Sorayas” promove a “Profunda Miniball da KIKI Casa de Soraya”. O evento ocorre às 18h na Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes – ECOA (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral). Também haverá a presença da tutora Mãe Puma Camillê Legbara.

Já o projeto “Refundação: escavações cênicas para refundar uma nação”, em desenvolvimento no Laboratório de Teatro, pensa o refundar enquanto uma ultrapassagem dos limites do palco, desafiando a pensar sobre as memórias daqueles que nos formaram, mas, também das memórias que formamos. É preciso, talvez, dançar com fantasmas, encontrar os pontos do passado que se entrelaçam no presente, mergulhando no tecido da história coletiva. A pesquisa surge das memórias ancestrais de um processo escavatório de múltiplos agentes: relato pessoal e documental, site-specific e encenação performativa. Desenvolvido por Dayane Rodrigues, Felipe Castro, Kézia Vasconcelos e Thalisson Mesquita “Kyoshi”, o projeto participa das Rotas de Criação na quarta-feira, 06 de dezembro, às 18h na ECOA. O momento tem a presença do tutor Jander Alcântara. Na noite da quinta-feira, 07 de dezembro, haverá a exibição do documentário “Travessias”, seguida de bate-papo com o diretor Marcio Abreu. O evento ocorre às 20h no Cine Falb Rangel – Casa da Cultura (Sobral) e tem classificação indicativa de 18 anos.

Por fim, o projeto “Cartografia cotidiana de amor e afetos”, integrante do Laboratório de Artes Visuais, está sendo desenvolvido pelo artista Anderson Morais. A proposta é tratar questões do universo íntimo com um discurso amoroso, fala do desejo como elemento fundamental no agir do mundo, através da criação de uma série de bordados, que utiliza guardanapos de pano e desenhos alinhavados que representam o seu corpo e do namorado para revelar o desejo e a sexualidade entre homens. Nas Rotas de Criação, o artista traz uma roda de conversa onde partilhará o processo de pesquisa na quarta-feira, 06 de dezembro, às 16h, na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral). O momento terá a presença da artista Uýra Sodoma, tutora do projeto.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

Em Sobral, no total cinco projetos se apresentam, contemplando três das cinco linguagens artísticas trabalhadas nos Laboratórios de Criação. A intensa programação tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral para a realização dessas e de outras atividades ao longo desta edição dos Labs.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 5 de Dezembro | Terça-feira

[LABDANÇA] Aula aberta de CapoeyraVoque e Roda de Conversa com  Mãe Puma Camillê Legbara e as artistas do projeto Sorayas – Mãe Akwa Soraya, Ali Soraya e Lucy Soraya
18h> Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral)
Gratuito e aberto ao público

Dia 6 de Dezembro | Quarta-feira

[LAB TEATRO] Projeto Refundação: Escavações Cênicas para refundar uma nação, com Dayane Rodrigues, Felipe Castro, Kézia Vasconcelos, Thalisson Mesquita “Kyoshi” e o tutor Jander Alcântara
19h > Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA (Sobral) – (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral)
Gratuito e aberto ao público

[LAB ARTES VISUAIS] Rotas de Criação Projeto “Cartografia Cotidiana de Amor e Afetos” – Anderson Morais e Uýra Sodoma
16h> Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral)
Gratuito e aberto ao público

07 de dezembro | Quinta-feira

[LAB DANÇA] Profunda MINIBALL da KIKI Casa de Soraya – realizado pelo Projeto SORAYAS com Mãe Akwa Soraya, Ali Soraya e Lucy Soraya, com a presença da tutora Puma Camillê – SP
Categorias: Face, Runway e Baby Vogue
Hostess: Mãe Akwa Soraya / Jurades: Mãe Puma Camillê Legbara, Ali Soraya y Lucy Soraya / DJ: Kylie Soraya / Chanter: Choices 007
Dress Code: Verde y Lylás
Premiação: GP
18h> Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA (Sobral) – (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral)
Gratuito e aberto ao público

[LAB TEATRO] Exibição do documentário “Travessias”, seguida de bate-papo com o diretor Marcio Abreu
20h > Cine Falb Rangel – Casa da Cultura (Sobral) – (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral)
Gratuito e com classificação indicativa de 18 anos

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Projetos dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema se apresentam em Sobral
Onde: Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA (Sobral) – (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral) e Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 881 – Centro – Sobral)
Quando: 05 a 07 de dezembro
Gratuito e aberto ao público

3 Comentários
  1. mlb streams Diz

    Great web site. Lots of useful info here. I’m sending it to some pals ans additionally sharing in delicious. And naturally, thanks in your effort!

  2. best CTR tool for local SEO Diz

    Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  3. tlover tonet Diz

    Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.