Proprietários de imóveis no Centro Histórico aderem a Programa de Financiamento

Prefeito Veveu assinou os termos de compromisso e cooperação financeira entre o Município e os proprietários de imóveis privados que aderiram e tiveram projetos aprovados pelo Programa do Governo Federal de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados no Centro Histórico de Sobral. Os beneficiados são: Ana Maria Frota, Fátima Maria Frota e Francisco Hildebrando Linhares Andrade.

No edital do programa de Financiamento, lançado em julho de 2012, foram selecionadas 7 propostas, das quais três assinaram o contrato após apresentarem todos os projetos exigidos. A Prefeitura de Sobral é conveniada ao Programa do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que integra o PAC Cidades Históricas.

O financiamento é feito por meio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), através de linha de crédito a juros zero, com carência de seis meses após a conclusão das obras e até 15 anos para pagamento. Podem aderir proprietários (pessoas físicas ou jurídicas) e a justos possuidores (inquilinos, promitentes, compradores) para recuperação de imóveis privados, localizados na área tombada do Centro Histórico, visando à preservação do patrimônio cultural.

O Programa é uma das ações do Projeto Sobral Novo Centro e um novo Edital para adesão deve ser lançado após concluídas as obras do primeiro Edital.