PT abre mão do Senado, acata Cid Gomes como candidato e Eunício fica de fora

PT do Ceará não terá candidato ao Senado nas eleições de 2018. Essa foi a decisão da maioria dos delegados do partido durante encontro neste sábado (28), em Fortaleza. A legenda vai acatar uma candidatura de senador do PDT que, provavelmente, será a Cid Gomes, e deixará em aberto a segunda vaga, almejada por Eunício Oliveira (MDB).

Outro ponto alto do evento foi o anúncio do governador Camilo Santana (PT) de que apoiará candidatura de Lula nas eleições de 2018. Ele não deixou claro, porém, se o apoio se estende a outro nome do PT.

Por isso, a deputada federal Luizianne Lins (PT), derrotada na tese da candidatura própria ao Senado, aprovou emenda à fala de Camilo para garantir a extensão do palanque a outro petista.

PDT

O vereador de Fortaleza Acrísio Sena reforçou o apoio ao PDT. “O PT terá apenas uma candidatura na disputa eleitoral de 2018, na aliança com o PDT. O ex-governador Cid Gomes. Esse é o nosso candidato oficial, aliado, e que nós vamos trabalhar na perspectiva de 2018”, disse.

Luizianne, no entanto, adversária ferrenha dos Ferreira Gomes, negou que o apoio seja claramente a Cid Gomes. Ela pontuou ainda que o próprio deputado José Guimarães, que era contra a indicação ao Senado, disse que pode haver mudança de planos.

Para o PT, caso o PDT indique um segundo nome para a disputa – como já defendeu o candidato à presidência da República Ciro Gomes – o partido volta atrás na decisão e vai indicar um nome para senador.

MDB

Os rumos definidos pelo PT indicam que o governador Camilo Santana manterá a defesa da candidatura ao Senado de Eunício Oliveira, ainda que numa “chapa branca”, na qual não há posição oficial do partido.

Sem indicar nome para vaga de senador e afirmando aliança com o candidato do PDT, o Partido dos Trabalhadores não ajuda diretamente nem atrapalha os planos de Eunício, que precisa do grupo de Camilo para garantir a reeleição.

Resultado de imagem para PT abre mão do Senado
A vice prefeita de Sobral-CE, Cristiane Coelho esteve presente no encontro.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta