Rajadas de vento derrubam árvores e muros, destelham casas e assustam população em Ibiapina
O fenômeno aconteceu durante uma forte chuva no município na tarde desta quinta-feira (23).
Uma forte ventania derrubou árvores, destelhou casas e provocou a queda de muros durante chuva na tarde desta quinta-feira no município serrano de Ibiapina, a mais de 360 quilômetros de Fortaleza.
Os estragos foram registrados na zona rural do município, nas localidades de Sítio Baixão, Sítio Taquara, Sítio Cordeiro e Sítio Taquaratis, sendo este último o mais atingido. Conforme testemunhas relataram ao g1, a chuva começou por volta de 14h e durou até cerca de 17h.
“Foi tipo um tornado que passou por lá”, afirma o abatedor Everaldo Rodrigues, que estava na região do Sítio Taquaratis visitando os pais e conversou com o g1. Ele aguardou a tempestade passar para voltar para casa e testemunhou a destruição. “O susto foi enorme. Foi um fato que nunca tinha acontecido”, disse.
Um vídeo obtido pela reportagem mostra uma estrada interditada por árvores que caíram em decorrência das chuvas e ventanias nas localidades atingidas. Os próprios moradores realizaram a desobstrução da pista e fizeram os registros dos prejuízos nas casas.
“Olha a condição da minha casa. Caiu uma palmeira em cima da minha casa, a casa toda quebrada, o telhado, as duas paredes do muro foi tudo abaixo, as minhas camas, o colchão, tudo molhado”, narrou uma moradora enquanto filmava os estragos da chuva.
Na quarta-feira (22), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 29 milímetros de chuva em um dos quatro postos de observação de Ibiapina, mas nesta quinta-feira (23), até a última atualização do site, às 17h50, a fundação não tinha registros significativos de precipitações na cidade.
Fonte: G1 Ceará