Reajuste de 3% na gasolina e 5% no diesel inicia nesta quinta (07)

Onze dias após as eleições, a Petrobras anunciou reajuste dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento entrou em vigor a partir da 0h de hoje. A gasolina subiu 3% e o diesel, 5%. O preço nas bombas, que é livre, deverá ser reajustado à medida que novos estoques de combustíveis cheguem aos postos.
O reajuste dado nas refinarias chegará menor às bombas dos postos. Segundo Bruno Iughetti, consultor da área de petróleo e gás, o impacto deve ser de 2% no preço da gasolina para o consumidor final, enquanto o diesel deve ter alta de 3% na bomba. Considerando o preço da gasolina a R$ 2,98, a alta seria de 6 centavos. Já o impacto no diesel, considerando o preço de R$ 2,60, o reajuste seria de 8 centavos.
O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), entretanto, diz que não dá para estimar o reajuste a ser aplicado pelos postos. “Não temos como prever. Cada um tem seus custos e necessidades. O que temos ideia é que os postos vão repassar”, diz Antônio José Costa, assessor de economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos)