Redes sociais lideram número de denúncias de propaganda irregular nas eleições

As redes sociais estão sendo o principal alvo de denúncias sobre o uso irregular de propagandas dos candidatos a prefeito e vereador no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Das 161 denúncias já recebidas pelo órgão, 50% diz respeito à propaganda na internet, incluindo as redes sociais.
Nas denúncias, há vários relatos com outros tipos de irregularidades, como uso de paredão de som com distribuição de bebida, supostos candidatos que pagaram refeição em restaurante, distribuição de camisas a time de futebol amador, servidores públicos com camisas padronizadas de candidatos e até propaganda em igreja.
As denúncias estão sendo feitas através de um formulário eletrônico disponibilizado no site do TRE, que permite ao denunciante enviar fotos e direcionar a reclamação diretamente à respectiva zona eleitoral.
Fortaleza é a cidade com o maior número de denúncias, 33 (20%), vindo a seguir Mulungu, com pouco mais de 4% do total. Além da denúncia online, no site do TRE, o cidadão pode fazer a denúncia diretamente no cartório eleitoral de seu município, e, na capital, pelo Disque Eleitor (148)