Restaurantes cobram permissão para funcionar até meia-noite no novo decreto

A expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE) é que o novo decreto, a ser anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) nesta sexta-feira, 9, permita o funcionamento das atividades até meia-noite. De acordo com o presidente da Abrasel-CE, Taiene Righetto, a ideia é que novos atendimentos sejam encerrados às 23 horas e o fechamento ocorreria uma hora depois.

Para embasar o pedido, Taiene cita os casos de Salvador e São Paulo, que já flexibilizaram o horário de funcionamento da alimentação fora do lar. “A nossa perspectiva é de flexibilização. Não há novos argumentos plausíveis para impedir que segurem os mesmos horários O atual horário é um complicador para os clientes serem bem atendidos, pois só atendemos clientes até 21 horas”.

Taiene ainda reclama da falta de apoio ao setor no momento do lockdown de 2021 e na reabertura. Apesar dos anúncios do Governo, ele diz que os restaurantes não receberam o apoio na conta de luz e os funcionários desempregados não receberam os recursos do auxílio até hoje. Muitos desses até já conseguiram recolocação profissional e a ajuda não chegou.

“Precisamos trabalhar, pois, mesmo com as ajudas que o Governo prometeu em maio, mas estamos em julho, e o pagamento dos profissionais e ajudas em contas de energia, nada disso aconteceu. A única coisa realizada foi a conta de água e parcelamento de ICMS, que representa muito pouco”, afirma.

“Quem tinha de quebrar, quebrou. O momento agora é de trabalhar para podermos nos recuperar”, ressalta o presidente da Abrasel-CE, lembrando que a Abrasel nacional entrou com processos na Justiça cobrando reparação de prefeituras e estados pelos prejuízos causados ao segmento.

Fonte: OPovo