Rock Churras, Fit Gourmet e Comida da Donato são os vencedores do concurso gastronômico 2025

O concurso do Festival Gastronômico de Sobral premiou os destaques entre os 22 expositores participantes nas categorias Lanche, Doces e Sobremesa e Prato Principal. A atividade integrou a programação do evento realizado na Praça São João, nos dias 25 e 26 de julho.

A votação contou com participação popular e também com um júri técnico, dividido por especialidade. Durante a feira, cada estande possuía um QR Code que permitia ao público votar diretamente.

Na categoria Lanche, o primeiro lugar foi conquistado pelo Rock’n Churras, com o Sanduba Sobrasa (burguer de ancho com queijo derretido). O segundo lugar ficou com a Doce Cultura, que apresentou a Quiche de queijo – Lassa, tomate assado e molho pesto de castanha de caju e manjericão.

Entre os doces e sobremesas, a vencedora foi a Fit Gourmet, com a Torta fit de maracujá com chocolate 70% e castanhas caramelizadas. Em segundo lugar ficou o Sonhos de Chef, com o Danish com brigadeiro de queijo coalho e goiabada apimentada.

Já na categoria Prato Principal, o restaurante Comida da Donato levou o primeiro lugar com o Matambre de cordeiro recheado com defumados e pimentões acompanhado de arroz de queijos. O segundo lugar foi para o Parrilha & Ponto, com a Costela bovina defumada com arroz caldoso.

Além disso, o Sebrae também ofereceu uma consultoria a todos os participantes do festival para apoio na criação de novos produtos, com orientações sobre a construção dos pratos e incentivo à utilização de insumos da região.

“O concurso é uma forma de estimular a criatividade dos empreendedores locais e incentivar o aprimoramento dos negócios, ao mesmo tempo em que valoriza a gastronomia regional e promove o setor como um todo”, afirma Thyago Lopes, coordenador do núcleo da Abrasel em Sobral.

O festival foi uma realização da Abrasel em parceria com o Sebrae, e contou com apoio da Prefeitura de Sobral, Sistema Fecomércio, Sistema Fiec, Centro Universitário Uninta, Instituto Federal do Ceará e Banco do Nordeste; e patrocínio da BYD e Nissan.