Rússia tem um PIB menor que o da Califórnia, nos EUA
Muitos imaginam que a Russia é uma potência econômica que rivaliza com os Estados Unidos, China ou Alemanha. Longe disso. A riqueza produzida no País comandado há muitos anos por Vladimir Putin apenas o iguala ao Brasil. Pode-se afirmar que a Russia é uma potência militar por um motivo em especial: possui armamentos nucleares. Não é à toa que está tendo imensas dificuldades no confronto terrestre com a Ucrânia.
Mas, voltemos à questão econômica. Com 1,65 trilhões de dólares, a Russia tem o 11° maior PIB do mundo. Ainda bate o Brasil, que tem 1,61 trilhões e está em 13º no ranking. Os dados são de 2021 e foram organizados pelo site Poder 360 (veja quadro ao lado).
Tanto a Russia quanto o Brasil perdem feio para o estado da California, o mais rico dos EUA e com PIB de aproximadamente 2 trilhões de dólares. Sozinho, o “Golden State” ocuparia a nona colocação sendo que sua população é quatro vezes menor que a da Russia e e mais de cinco vezes menor que a do Brasil.
Duramente atingida pela pandemia, a California vem perdendo riqueza. Há alguns anos, o estado chegou a ter um PIB sperior ao do Reino Unido, ocupando a quinta colocação do mundo se fosse um país.
Nesse estado de cerca de 40 milhões de habitantes, operam empresas muito poderosas do Vale do Silício e os grandes estúdios de Hollywood, agora parados pela pandemia. Também concentra boa parte da atividade portuária e manufatureira, além de possuir algumas das áreas agrícolas mais produtivas do planeta.
Detalhe que não pode escapar: a Russia tem 145 milhões de habitantes e é o maior país do mundo em extensão territorial. A Ucrânia é o maior país da Europa em território, possui uma população de quase 45 milhões de habitantes e um PI de 155,6 bilhões USD (2020). Portanto, uma riqueza dez vezes menor que a do seu invasor.