Saiba como evitar a dengue, a zika e a chikungunya

A aproximação dos meses da quadra invernosa no Ceará traz um alerta para a população: o aumento do risco de contrair Dengue, Zika e Chikungunya. O vetor transmissor da doença, o mosquito aedes aegypti, reproduz-se em água limpa e parada. Por isso, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral incentiva a população a tomar os cuidados necessários para evitar que o mosquito se reproduza. O Ministério da Saúde também está mobilizando o País inteiro em ações de prevenção ao mosquito que se tornou o inimigo público número um da saúde no Brasil.
O risco de contrair uma das doenças existe o ano inteiro, no entanto, durante o período de chuvas, há maior acúmulo de água. “O inverno propicia o acúmulo de água e a proliferação do mosquito nas poças de água, em depósitos de lixo e em vias públicas”, ressaltou o Coordenador do Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE) da Santa Casa de Sobral, enfermeiro José Machado Linhares.
A melhor forma de prevenir estas doenças é a eliminação do vetor. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. É necessário eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina.
Enfermeiro Machado explicou que, após os primeiros sintomas, o paciente deve buscar uma unidade de saúde para orientações. “É necessário buscar o serviço de saúde. A partir da avaliação do profissional médico, irá seguir o protocolo em relação a cada doença”, explicou.
A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Medicamentos compostos por ácido acetilsalicílico podem agravar a doença. “A população não pode menosprezar os sintomas. A automedicação é sempre perigosa”, destacou.
Sintomas
Os pacientes com suspeita de Zika Vírus apresentam vermelhidão na pele, coceira, além de dois ou mais dos seguintes sintomas: vermelhidão nos olhos, dores ou edemas nas articulações. O diagnóstico de Zika pode ser realizado pela sorologia. O exame mais específico para detectar o Zika vírus é o RT-PCR.
Os sintomas da chikungunya são febre de início súbito maior que 38,5º C e dores nas articulações ou artrite intensa de início agudo, não sendo explicado por outras condições.
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui sintomas como dor abdominal intensa e contínua, ou dor a palpação do abdômen, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.